Higienização do ar condicionado: descubra de quanto em quanto tempo deve ser feito a limpeza

A higienização do ar condicionado faz parte dos cuidados considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção

limpeza do ar condicionado

A higienização do ar condicionado faz parte dos cuidados considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção deste aparelho. limpeza do ar condicionado.

A higienização do ar condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e demais microrganismos e impurezas que podem desencadear reações alérgicas e doenças. Além dos problemas associados à saúde das pessoas, a falta de limpeza prejudica o funcionamento do aparelho — que perde sua capacidade de refrigeração e aumenta o nível de ruídos emitidos e o consumo de energia elétrica.

A higienização do ar condicionado, assim como a troca periódica dos filtros de ar, faz parte dos cuidados preventivos considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção do ar-condicionado em prédios públicos e privados coletivos (comerciais). Trata-se, portanto, de um cuidado que não deve ser realizado de maneira constante e jamais negligenciado.

Limpeza do ar condicionado: qual a periodicidade ideal?

A periodicidade indicada para a higienização do ar condicionado varia de acordo com a região e o ambiente em que o aparelho está instalado. Entenda melhor a seguir:

Limpeza semanal do filtro

Semanalmente, é indicado que residências e empresas façam uma limpeza básica nos filtros de ar: basta desligar o aparelho da tomada, retirar o painel frontal (no caso de aparelhos split) e passar um pano úmido. O filtro deve ser retirado e lavado com água morna e detergente neutro. Deixe secar a sombra antes de colocá-lo de volta no ar condicionado.

Limpeza mensal

A limpeza mensal é indicada para ambientes empresariais e deve ser feita de forma completa, especialmente em cidades que registram altos índices de poluição ou calor (o que faz com que o aparelho sempre esteja ligado). Diferentemente da limpeza semanal, que pode ser feita por qualquer pessoa, essa higienização do ar condicionado completa precisa ser realizada por um profissional qualificado, já que todo o aparelho é desmontado e suas peças limpas (ou trocadas) individualmente.

Veja Também – Como Saber Qual é o Capacitor Certo para o Ar Condicionado?

Limpeza semestral

Semestralmente, é recomendado substituir filtros de carvão ativado. No caso de empresas, além da troca desse filtro, a limpeza externa deve ser realizada. Em regiões com menos poluição e ambientes que o ar condicionado não é tão utilizado, a higienização completa pode ser feita nesse intervalo de tempo.

Limpeza anual

Quem tem ar condicionado em casa deve fazer a limpeza externa uma vez por ano. A limpeza entre as unidades interna e externa também pode ser realizada apenas uma vez ao ano e, como envolve verificar isolamento e travamento de tubulação, é indicado deixar a tarefa para um profissional.

Fonte: http://www.airlinkfiltros.com.br

Leave a Comment