Como testar compressor e identificar os Bornes.

Vamos efetuar o teste no compressor e após isso, identificar os bornes, caso não esteja marcado no compressor.

Vamos efetuar o teste no compressor e após isso, identificar os bornes, caso não esteja marcado no compressor. Como testar Compressor

O compressor é uma das peças fundamentais do ar-condicionado. E como ele fica localizado na parte externa do ambiente, dentro da condensadora, é mais difícil para o usuário identificar quando os problemas começam a aparecer.

O compressor estragado faz com que a evaporadora comece a liberar ar quente ao invés de ar frio, o ar-condicionado para de gelar, as contas de energia elétrica aumentam, entre outras coisas. Então o cliente liga e diz “meu ar-condicionado está com problemas”.

E muita gente acha que, quando o ar-condicionado para de funcionar, é por falta de gás.  Bom, na maior parte das vezes, até é mesmo. Porém a falta de gás, ou mesmo o excesso, podem resultar em problemas maiores no compressor, se não forem resolvidos imediatamente. Por isso, apenas repor o gás não adianta.

Como testar Compressor.

Fuga de corrente para a carcaça.

Usando um multímetro na escala de CONTINUIDADE, fixar uma das pontas na carcaça ( é necessário raspar onde será colocado a ponta de prova), e as outra pontas encostar um a um os bornes do compressor.Como testar compressor

Se o compressor estiver bom, em todas as medições, não deve se ter medição nenhuma ( não ouvirá o apito do multimetro).

Como testar compressor

Testando as Bobinas.

Para efetuar o teste nas bobinas do compressor, você deverá encostar uma das pontas de prova no terminal do compressor, e a outra em outro terminal, testando assim entre todos os terminais. Se este compressor estiver bom, você vai encontrar resistência ou vai ouvir o apito do teste de continuidade.

Veja Também – INSTALAÇÃO DO AR-CONDICIONADO: 5 CUIDADOS COM A PARTE ELÉTRICA

Veja o vídeo testando e identificando os terminais do compressor.

Veja Também – 5 ERROS DE INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO (E COMO EVITÁ-LOS)

Facebook – https://www.facebook.com/lgnservicos/

10 thoughts on “Como testar compressor e identificar os Bornes.

Leave a Comment