Conheça os diferentes tipos de tintas e suas aplicações

Uma nova pintura traz sempre várias possibilidades. No entanto, a atenção não deve ser somente para o quesito “cor”.

Uma nova pintura traz sempre várias possibilidades. No entanto, a atenção não deve ser somente para o quesito “cor”. Há outras características e especificações de suma importância para a aplicação do produto certo no lugar certo. tipos de tintas.

tipos de tintas

conheca_os_diferentes_tipos_de_tintas_e_suas_aplicacoes

Tinta acrílica

Com propriedades similares ao látex, é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água. Sua diferença está na composição: as resinas acrílicas, que concedem ao produto características impermeáveis, fazem com que ele seja muito utilizado em pinturas externas. Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo, já que podem ser lavadas sem preocupação. tipos de tintas.

As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.

Superlaváveis – Tipos de tintas.

As tintas super laváveis Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos. tipos de tintas

Inodoras

São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizados na pintura de ambientes internos e externos.

Tintas epóxi

As tintas epóxi é resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. Ideal para aplicação em locais em contato direto com a água, como piscinas e caixas d’água. É, ainda, uma ótimo solução para ambientes como banheiros, boxes e cozinhas.

Esmalte sintético – Tipos de tintas.

O esmalte sintético é especialmente boa para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascamento.

O custo dessa tinta é mais alto do que o das demais, por conta de seu uso mais específico. Importante salientar que muitos esmaltes são feitos a partir de solventes e, por isso, apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, o que resulta em produtos de baixo odor e secagem rápida.

Látex PVA

Tinta à base de água, é geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. A tinta de látex encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa “lavabilidade”, ou seja, não resiste à lavagem e, por isso, deve ser limpo apenas com pano úmido. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo.

LGN Serviços é uma empresa especializada e com profissionais qualificados: reforma residencial, instalação de câmera de segurança, instalação de ar-condicionado e outros serviços. Entre contato!

Pin It

Leave a Comment