Como utilizar o DPS de maneira correta – dispositivo de surto

dispositivo de surto Qual a importância do DPS em uma instalação elétrica? O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é

dispositivo de surto

Qual a importância do DPS em uma instalação elétrica?

O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.dispositivo de surto

dispositivo de surto

Tipos de surtos atmosféricos elétricos

Esse já é um produto ‘familiar’ no dia a dia dos eletricistas? Eles conhecem bem o DPS e suas funções?

Ja é bastante conhecido entre os eletricistas, porém, muitas vezes o proprietário da casa não o conhece e acaba não adquirindo o produto.

É comum o eletricista cometer erros na escolha e na compra de um DPS? Por quê?

Por ser um pruduto que ainda carece de divulgação é comum ocorrer erros na hora da escolha.

Que cuidados ele deve ter na escolha de um DPS para uma instalação? O que deve ser considerado?

Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima. Para alguns modelos de DPS esta corrente é igual, mas há modelos que são diferentes. O cabo que alimenta o DPS deve ser o mais curto possível, não ultrapassar 0,5 metro.

Veja Também – Como funciona o aterramento elétrico.

Que aspectos ele deve considerar no ato da compra, para não cometer equívocos? Nesse caso, a busca apenas pelo menor preço ainda é um problema? Por quê?

Quando nos referimos à dispositivos de proteção, nem sempre o menor custo é a melhor opção. Um DPS com um baixo custo pode ter uma baixa vida útil, fazendo com que esta economia incial se perca com o decorrer do tempo. Por isso, sempre indicamos que a escolha do DPS seja feita por técnico ou engenheiro eletricista.

dispositivo de surto

Dispositivos de Proteção contra Surto STECK – dispositivo de surto

Veja Também – Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro

Em geral, os eletricistas utilizam DPS corretos para suas instalações elétricas ou há problemas de superdimensionamento e subdimensionamento dos produtos? Como evitar esses problemas?

Dificilmente existe superdimensionamento, tendo em vista que os DPS de capacidades maiores são mais caros, em contra partida o subdimensionamento se dá visando a econonia na hora da compra. A melhor forma de evitar esta situaçao é capacitaçao contínua dos eletricistas, tendo em vista que são eles que especificam os produtos de uma instalação.dispositivo de surto

Que riscos o superdimensionamento e o subdimensionamento podem gerar na instalação?

Sempre que especificamos produtos acima ou abaixo do necessário, temos prejuízos no seu funcionamento ou gastos desnecessários. No caso de um DPS superdimensionado, temos um aumento no custo da instalação. Se ao escolher um DPS o profissional optar por um DPS mais barato e fora das especificações para tal aplicação, o produto terá sua vida útil reduzida.         

Este mercado sofre com produtos falsificados ou produtos importados de baixa qualidade, que não seguem as normas técnicas vigentes? Como o eletricista pode se proteger contra esses produtos? O que ele deve analisar para não comprar esse tipo de material?

É importante que escolha produtos que estejam de acordo com a norma construtiva vigente, ja que este material não exige teste do INMETRO.

Que riscos a baixa qualidade do DPS pode ocasionar?

O principal problema causado por um DPS de baixa qualidade é não atuar na hora que for exigido. Por ser um produto de difícil teste, o cliente só toma conhecimento quando o DPS não atua e acaba danificando algum equipamento da residência.dispositivo de surto

Mesmo que o DPS tenha qualidade, é preciso que ele seja bem instalado para cumprir bem seu papel. Em geral os eletricistas sabem como instalar corretamente este tipo de produto? Há muitos problemas de má instalação no mercado?

O DPS é um produto de fácil instalação, os maiores erros estão na hora da escolha dentre os vários modelos disponíveis no mercado atualmente.

Quais os erros mais comuns identificados na instalação dos DPS?

Os mais comuns são: falta de aterramento adequado; ligação em série com os disjuntores; falta de DPS para o neutro em locais que é preciso.

Fonte: https://www.steck.com.br/noticias/como-utilizar-o-dps-de-maneira-correta

Leave a Comment