fluido refrigerante

O que são fluidos Refrigerantes?

O que é fluido refrigerante? O fluido refrigerante é um componente inserido no aparelho de ar-condicionado que tem a função de

O que é fluido refrigerante?

O fluido refrigerante é um componente inserido no aparelho de ar-condicionado que tem a função de alterar um estado físico (gasoso ou líquido) para outro no ciclo de refrigeração. Ele auxilia na climatização do ambiente e no funcionamento do ar-condicionado.

A justificativa de ser habitualmente chamado de gás refrigerante se deve ao fato de que, para absorver a alta temperatura do local e resfriá-la, ele sofre uma alteração da fase líquida para a gasosa, já que evapora ao captar calor e liquefaz ao perdê-lo. Dessa forma, na maioria das vezes, não é possível ver o produto na fase líquida em temperatura ambiente.

Gás R-22

Trata-se de um gás refrigerante incolor bastante usado desde 2003 em refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado e resfriadores de líquidos. As suas funções físicas e químicas, juntamente à eficiência volumétrica, permitem excelente performance em produtos de baixa e média capacidade. Por conta disso, desde o início de sua aplicação, o gás R-22 vem fazendo muito sucesso.

Veja Também – 5 ERROS DE INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO (E COMO EVITÁ-LOS)

No entanto, ele tem muitas desvantagens para a natureza e para as pessoas. Conforme as especificações, a substância é inflamável e perigosa para o ambiente. Além disso, ao ter contato com a pele, pode ocasionar irritação e, se inalado, pode provocar até mesmo asfixia.

Estamos em uma época de conscientização no tocante ao meio ambiente e à qualidade de vida, não só do homem, como também do meio ambiente. Fala-se bastante sobre a camada de ozônio, poluição do ar e aquecimento global. Esses problemas são reais e estão bem próximos da gente.

Exatamente por isso, os governos e as organizações começaram a focar a desaceleração de produção de substâncias inflamáveis, tóxicas e prejudiciais à natureza. Assim, muitos gases e poluentes estão sendo reconsiderados por empresas que se preocupam com o cenário do planeta, e isso não poderia ser diferente com o gás R-22.

Pelo risco que ele apresenta à camada de ozônio e pela sua força de retenção de calor, o seu uso tem sido diminuído em determinados países desenvolvidos. Contudo, a substância ainda é largamente utilizada no mundo todo por causa de sua alta procura. De qualquer maneira, é um processo lento de alteração.

Gás R-410A

Como solução para o problema da poluição global, novas opções de fluidos refrigerantes de ar-condicionado estão surgindo no mercado — todos com vantagens e desvantagens. Alguns deles, por exemplo, não são tão seguros e eficazes quanto o gás R-22, e outros não possuem bom custo-benefício.

Apesar disso, algumas alternativas estão chamando a atenção de fabricantes de instaladores de aparelhos de ar-condicionado, como o gás R-410A, que é uma substância ecológica que não tem CFC em sua composição, não é tóxica nem inflamável, tornando-se, assim, uma opção eficiente e vantajosa para os problemas trazidos pelo seu precursor.

Fonte: https://blog.adias.com.br/

Pin It