Manômetros de pressão, saiba tudo sobre eles.

Manômetros de Pressão estão presentes em todas as instalações industriais existentes, basta olhar para a maioria dos compressores de ar,

Manômetros de Pressão estão presentes em todas as instalações industriais existentes, basta olhar para a maioria dos compressores de ar, máquinas pneumáticas, sistemas hidráulicos, tubulação de gases e até mesmo em equipamentos simples como um bomba de encher pneu da sua bicicleta.

Você sabe qual a função de um manômetro? Como ele funciona? Os tipos? Nesse artigo iremos abordar os seguintes temas:
  • O que são manômetros de pressão? Para que Servem?
  • Tipos de manômetros de pressão
  • Unidades de Pressão
  • Calibração de manômetros de pressão, como proceder?
  • Como reparar um manômetro de pressão que está sem calibração

O que são manômetros de pressão? Para que Servem?

manômetros de pressão

Os manômetros de pressão são usados para uma variedade de aplicações de monitoramento de pressão. Eles podem ser usados para monitoramento visual de pressão do ar e gás para compressores , equipamentos de vácuo , linhas de processo, caldeiras, vasos de pressão como cilindros de gás, entre outros. Além da indicação visual, alguns manômetros de pressão são configurados para fornecer saída elétrica da pressão indicada e monitoramento de outras variáveis tais como a temperatura.

Alguns medidores de pressão podem ser ligados a painéis indicadores remotos que alertam as pessoas quando um problema se desenvolver no medidor. Por exemplo, muitos veículos modernos têm medidores de pressão dentro dos pneus que alertam o motorista quando há um problema de pressão, eliminando a necessidade de usar um medidor de mão para verificar a pressão. Outros podem ser projetados para desligar automaticamente um sistema se a pressão cair fora de uma faixa aceitável. Os projetos do medidor de pressão também estão constantemente avançando para aumentar a confiabilidade e aplicabilidade.

Os instrumentos de medição de pressão podem ser classificados em dois grandes grupos:fundamentais e relativos. Os instrumentos fundamentais medem pressão a partir da definição da grandeza. Neste grupo incluem-se o manômetro de coluna líquida e a balança de pressão. Os instrumentos relativos medem a pressão em função de uma propriedade física ou um fenômeno físico. Neste grupo estão compreendidos os manômetros,vacuômetros, manovacuômetros, manômetros digitais de pistão, transdutores/transmissores de pressão, etc

Vídeo de como funciona o manômetro

Tipos de manômetros de pressão

A pressão diferencial é medida através da leitura da diferença entre as entradas de dois ou mais níveis de pressão. O sensor deve ter dois orifícios de pressão separados; A maior das duas pressões é aplicada através da entrada alta e a mais baixa através da porta baixa. É comumente medido em unidades de libras por polegada quadrada. Um exemplo de um sensor de pressão diferencial é um monitor de filtro; Quando o filtro começa a obstruir a resistência de fluxo e, portanto, a queda de pressão através do filtro irá aumentar.

Pressão absoluta sensores medem a pressão de um sistema em relação a um vácuo perfeito.

Sensores de calibre são o tipo mais comum de sensor de pressão. A pressão é medida em relação à pressão ambiente que é a pressão atmosférica num dado local. A pressão atmosférica média no nível do mar é 1013.25 mbar mas as mudanças no tempo e na altura influenciam diretamente a saída do sensor de pressão.

Os sensores de vácuo são utilizados sensores de bitola para medir a pressão mais baixa do que a pressão atmosférica localizada. Um vácuo é um volume de espaço que é essencialmente vazio de matéria. Os sensores de vácuo são divididos em diferentes gamas de vácuo baixo, alto e ultra-alto.

Manômetros cheios de líquido: estes estão cheios com um líquido tal como a glicerina.

Unidades de pressão

VTEPascalBarraAtmosfera técnicaAtmosfera padrãoTorrLibras por polegada quadrada
(Pa)(Barra)(At)(Atm)(Torr)(Psi)
1 Pa≡ 1 N / m 210 -51,0197 × 10 -59,8692 × 10 -67,5006 × 10 -31,450 377 × 10 -4
1 bar10 5≡ 100 kPa≡ 10 6  dyn / cm 21,01970,986 92750,0614,503 77
1 em9,806 65 × 10 40.980 665≡ 1 kp / cm 20,967 8411735,559214,223 34
1 atm1.013 25 × 10 51.013 251,03321≡ 76014,695 95
1 Torr133.32241,333 224 × 10 -31,359 551 × 10 -3≡ 1/760 ≈ 1,315 789 × 10 -3≡ 1 Torr≈ 1  milímetros Hg1,933 678 × 10 -2
1 psi6,8948 × 10 36,8948 × 10 -27,030 69 × 10 -26,8046 × 10 -251,714 93≡ 1 lbf / in 2

Calibração de manômetros de pressão, como proceder?

CALIBRAÇÃO DE MEDIDOR MOSTRADOR DIGITAL DE PRESSÃO

A calibração de um medidor mostrador digital de pressão pode ser realizada utilizando-se uma balança de pressão como referência ou um medidor mostrador digital padrão de pressão adequado.

Preparação da Calibração

Limpeza Antes da calibração é importante para que o instrumento esteja totalmente limpo e isento de impurezas que possam causar algum dano ao padrão, principalmente no caso do padrão de referência utilizado ser uma balança de pressão ou também um manômetro digital de pistão

Determinação do número de pontos de calibração O número de pontos na calibração depende da classe de exatidão do instrumento, e pode ser conforme a Tabela

calibracao-de-manometros

Seleção do padrão a ser utilizado: Os medidores com mostradores digitais de pressão de todas as classes devem ser calibrados por uma balança de pressão ou um padrão adequado, desde que o mesmo tenha uma incerteza quatro vezes menor do que a do instrumento a ser calibrado.

Posicionamento do instrumento: Posicionar o instrumento a ser calibrado no sistema de medição de calibração conforme sua posição normal de trabalho.

Veja Também – MANIFOLD DIGITAL OU ANALÓGICO? SAIBA QUAL ESCOLHER.

Procedimento da Calibração

Aplicar pressão (para manômetros) ou vácuo (para vacuômetros) máximos no instrumento e permanecer nesta condição por alguns minutos para observar a existência de vazamento.Nota: No caso de manovacuômetros a solicitação será nos dois limites da escala  do instrumento. A passagem do limite máximo de pressão ao de vácuo deverá ser contínua.

Aliviar totalmente a pressão (manômetro) ou vácuo (vacuômetro) e permanecer por alguns minutos.

Iniciar a calibração com aplicação crescente (carregamento) de pressão ou vácuo,nos pontos determinados da calibração, até que o instrumento em calibração atinja os valores predeterminados. Registrar em formulário adequado o’respectivo valor indicado pelo padrão.

Alcançando-se o ponto máximo de calibração predeterminado, aliviar (descarregamento) continuamente a pressão (manômetro) ou vácuo (vacuômetro),efetuando-se os registros dos respectivos valores indicados pelo instrumento e medidos pelo padrão, referentes aos mesmos pontos predeterminados da calibração conforme

Alcançando-se o ponto mínimo de calibração predeterminado, aliviar totalmente a pressão ou vácuo por um breve intervalo de aproximadamente 1 min.

Deste modo é finalizado o primeiro ciclo de calibração do instrumento. Após o primeiro ciclo(carregamento e descarregamento), na sequência realizar o segundo e último ciclo da calibração

Incerteza de medição

Um elemento-chave de qualquer calibração é a capacidade laboratórios para atribuir uma incerteza de medição a qualquer medição realizada. Isto é essencial como a precisão absoluta não existe e, portanto, qualquer medida terá um grau de incerteza. A quantidade de incerteza de medida pode variar e muitos fatores que podem contribuir ou efeito deste elemento chave, dependendo do tipo de calibragem a ser realizado.

Se a incerteza de medição não está documentada em um certificado de calibração da medição não podem ser quantificadas e, portanto, as medições podem ser considerado sem significado. A incerteza de medição é comumente ignorado quando se comparam os preços de calibração entre um laboratório e outro e muitas vezes é a razão para uma calibração ser mais barata.

Como reparar um manômetro de pressão que está de calibração

Geralmente manômetros fora de calibração o marcador fica fora da marcação zero quando não está pressurizado.Geralmente o marcador fica 5% fora da medida real, para cima ou para baixa da pressão real.

Uma solução para este problema é ajustar o ponteiro no manômetro de pressão, conforme pode ser visto abaixo:

A maioria dos medidores de pressão o ponteiro é ajustável porque comumente sai fora de calibração em campo devido à vibração, pulsos, ou apenas a utilização.

Alguns manômetros são de baixo custo e é mais barato apenas substituir do que tentar se preocupar com ajustes.

Abaixo está o vídeo mostrando como ajustar seu manômetro:

Fonte: https://www.rwengenharia.eng.br/manometros-de-pressao/

Leave a Comment