MEGOMETRO – como usar, o que é, dicas, passo a passo

Megometro – Você já deve ter ouvido falar no megometro, uma ferramenta voltada para a geração e aplicação de

megometro

Megometro – Você já deve ter ouvido falar no megometro, uma ferramenta voltada para a geração e aplicação de uma tensão, que pode variar de 500 até 15.000 V em um equipamento, e que realiza a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento. É o que acontece entre a relação da carcaça do motor e de seu bobinado, na medida em tempo determinado, onde podemos verificar índice de polarização e absorção.

PARA QUE SERVE O MEGOMETRO?

O megometro mede valores elevados de resistências elétricas onde outros aparelhos, não conseguem medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro, que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megometro pode produzir uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.

megômetro

O megometro, também conhecido como megger, serve para medir a resistência de isolamento, normalmente em motores e transformadores.

É possível detectar se existe uma fuga entre dois pontos de isolamento, isso porque ele aplica uma tensão, que pode variar de 500 e 15000 v, efetuando a leitura do fluxo de corrente entre as duas partes do equipamento. Há dois tipos megometros: os digitais e os analógicos.

COMO USAR O MEGOMETRO – PASSO A PASSO

Para usar o megometro na leitura descrita abaixo, você precisará de:

  • Um megometro analógico ou digital.
  • Chave de fenda.
  • Luvas isoladoras de borracha quando estiver conectando pontas de teste.

Veja agora como usar o megometro:

1) Desconecte a alimentação elétrica dos fios, para não ter tensão. Esta é uma etapa muito importante para a sua segurança e qualidade do aparelho. O mesmo serve para os motores, que também devem ter todos os fios de alimentação desligados.

Veja Também – O que é uma Infra de Sistema de Energia CC ?

2) Conecte um dos bornes do megometro ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico. Caso pretenda fazer o teste de resistência em motores, este cabo será ligado à estrutura de metal do motor.

megômetro

3) Ligue o outro borne do megometro à extremidade sem revestimento do fio de cobre ou a um dos terminais do motor. Veja também que a outra extremidade do fio a ser testado deverá estar ao ar livre ou coberto com fita isoladora.

4) Ligue o megometro. O teste deve levar de 2 a 5 segundos.

5) Faça a análise da resistência de isolamento. Se o valor da leitura da resistência for inferior a 1,5 megaohms, pode indicar a existência de algum problema nos fios ou no motor. E se for uma leitura maior que 999 megaohms, a resistência de isolamento está perfeita.

há algumas situações que podem comprometer a leitura:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Estado da superfície;
  • Magnitude da tensão contínua de ensaio;
  • Carga residual no enrolamento;
  • Duração da aplicação da tensão de modo inadequado.

Fonte : http://www.portaleletricista.com.br/

Leave a Comment