O que é, como funciona e quais os benefícios do smart grid

O smart grid promete diversas melhoras para o uso da energia elétrica. Com um medidor mais informativo e

O smart grid promete diversas melhoras para o uso da energia elétrica. Com um medidor mais informativo e redes de distribuição inteligentes, poderemos economizar na conta de luz e, de quebra, tomarmos ciência do que gasta mais em nossas casas e estabelecimentos comerciais — facilitando a identificação dos comilões de eletricidade.

Veja também – Rede 5g

Faz mais de um ano que as conversas sérias no Brasil começaram, mas a coisa anda devagar. Nos últimos meses a Aneel aprovou o modelo do medidor inteligente, mas isso está longe de ser o suficiente para colocar o sistema para funcionar. Ainda serão feitas audiências públicas para definir pontos incertos do projeto, como o custo do medidor. Paralelamente, algumas concessionárias estão modernizando suas redes, caso da Celpe, de Pernambuco, que implantou uma nova rede Metro Ethernet, compatível com smart grid, mês passado. A Aneel prevê que o uso compulsório dos novos medidores só deve começar daqui a 18 meses. No fim de novembro acontecerá o 5º Fórum Latino-Americano de Smart Grid, em São Paulo.

Enquanto o futuro não chega, o infográfico abaixo, produzido pela CAS Tecnologia, dá uma boa ideia do que é, como funciona e quais as vantagens do do uso (clique para ampliá-lo):

Veja também – O que é entrada Analógica e digital?

Infográfico sobre Smart Grids.

Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/infografico-o-que-e-como-funciona-e-quais-os-beneficios-do-smart-grid/

Pin It

Leave a Comment