Quais são os tipos de brocas e suas funcionalidades?

  A broca é um dos acessórios indispensáveis no uso de uma furadeira. Elas são utilizadas para fazer

 


Quais são os tipos de brocas e suas funcionalidades?

A broca é um dos acessórios indispensáveis no uso de uma furadeira. Elas são utilizadas para fazer furos cilíndricos em uma superfície qualquer como madeira, ferro, concreto e muitas outras. tipos de brocas

Se você comprou uma furadeira e ainda não sabe muito bem quais os tipos de brocas que existem por aí ou ainda tem dúvidas sobre qual utilizar para um determinado material, siga com a gente e saiba tudo sobre tipos de brocas!

Brocas foram desenvolvidas para perfurar diferentes tipos de materiais. Por isso, antes de escolher a broca que irá utilizar, é necessário saber qual o material será perfurado. 

Antes de conhecer os tipos de brocas, algumas informações serão importantes:

– Não devemos usar brocas para madeira em paredes metálicas ou de concreto, ou brocas para metal em paredes de concreto. A única broca que pode ser utilizada em qualquer superfície é a broca multiconstruction, que foi desenvolvida especialmente para este fim.
– As brocas especiais para madeira e aço rápido nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto.
– Devemos sempre proteger os olhos e mãos, utilizando EPIs como óculos de proteção e luvas.
– Nunca substitua a broca da furadeira enquanto a ferramenta estiver conectada à energia, evitando assim acidentes.

Tipos de Brocas

Broca de três Pontas

A broca de três pontas é utilizada somente em madeira. Essas brocas são fabricadas em aço carbono, que proporciona maior resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira e suas resinas. A ponta central serve como um guia do furo, não deixando o ponto inicial escapar durante a perfuração. As outras duas pontas servem para perfurar.

Essa broca é utilizada em todo o tipo de madeiras: duras, macias, contra placados, compensados, formicas, aglomerados e outras.
 

Broca para Concreto – Widea (Metal duro)

widea

Essa broca pode ser utilizada em concreto, alvenaria, mármore e etc. Dependendo da especificação da Widea, poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. Sempre utilizada em materiais mais resistentes, esse tipo de broca não serve para furar metais ou madeira e pode/deve ser usada no modo martelete.

Sua ponta tem a forma de uma flecha, sendo mais larga que o corpo da broca, evitando que o pó gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo. É capaz de furar em instantes qualquer parede.

Veja Também – Como funciona o aterramento elétrico.

Brocas de Aço Rápido

As brocas de aço rápido são utilizadas para perfurar metais. São brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda.

Dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura de titânio por exemplo, que proporcionará maior resistência.

Brocas para concreto SDS-Plus e SDS-Max

tipos de brocas

Recomendada para uso profissional, esse tipo de broca é utilizado na perfuração de concreto, granito, mármore, basalto, tijolo e materiais de alvenaria em geral. Muito semelhante às brocas para concreto simples (Widea), porém este modelo dispõe de um sistema de encaixe especial que previne eventuais deslizes durante a perfuração, o que é muito comum nas demais brocas fixadas por meio de mandril.

O sistema SDS-Plus é usado nos martelos de classe até 4 kg e seu encaixe é menor se comparado com o sistema SDS-Max. O sistema SDS-Max é utilizado nos martelos superiores a 4 kg, o que proporciona maior capacidade de diâmetro na perfuração devido a robustez deste sistema.

As brocas SDS-Plus e SDS-Max são mais resistentes que as brocas simples, em virtude da elevada força gerada pelos martelos que utilizam essas brocas.

Broca Serpentina

tipos de brocas

As brocas serpentinas são utilizadas em todos os tipos de madeira, duras e macias, além da madeira úmida, proporcionando uma perfuração com acabamento elevado e excelente escoamento de cavacos. Com a geometria espiral, sua perfuração tem um avanço rápido.

Broca Chata – tipos de brocas

chata tipos de brocas

Esta broca é utilizada para furar madeira, aglomerados e fibras. Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca, evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida.

São usadas em situações que não exigem fino acabamento e são indicadas para perfurações onde o material é muito grosso, de forma que esta é a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

Serra Copo – tipos de brocas

copo tipos de brocas

A serra copo foi desenvolvida para fazer furos de grandes diâmetros. Existem vários tipos de serras copo, para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos.

Estas brocas consistem numa coroa em que a parte externa, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio que serve para dar início ao furo a ser realizado.

Veja Também – Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro

Veja Também – Regulador de Tensão: Circuitos e Aplicações

Fonte: https://www.ferramentaskennedy.com.br/blog/quais-sao-os-tipos-de-brocas-e-suas-funcionalidades

Pin It

Leave a Comment