5 Dicas para ter sucesso com a impermeabilização de paredes.

  1 – Identifique qual a origem da umidade em sua parede: Um ponto fundamental é identificar a

 

1 – Identifique qual a origem da umidade em sua parede:

Um ponto fundamental é identificar a origem da umidade em sua parede, sem isso você poderá escolher um tratamento inadequado e não resolver o seu problema.

Os casos mais comuns de umidade em uma parede são:

  • Umidade devido a água da chuva;
  • Umidade ascendente oriunda do solo;
  • Umidade devido a problemas na drenagem pluvial ou instalações hidráulicas;
  • Umidade em paredes que são utilizadas como muro de arrimo e estão em contato direto com o solo;
  • Umidade devido a utilização, em áreas molhadas como lavanderias.

Alguns dos casos citados acima não é necessário impermeabilizar a parede e sim corrigir os problemas de drenagem e hidráulicos que existirem na residência.

O tratamento dos três primeiros casos pode ser feito de maneira distinta, sendo necessário consultar o produto ideal para cada situação.

2 – Avalie o material da parede:

icas para uma boa impermeabilização de paredesOutro fator que interfere na execução de impermeabilização de paredes é o material constituinte. Por exemplo, uma parede pode ser executada de diversas formas, com blocos de concreto, blocos cerâmicos, tijolos maciços e até mesmo concreto. Em especial, para a umidade ascendente, existem técnicas adequadas para o tratamento conforme cada tipo de material constituinte da parede. Pois, cada material possui características diferentes, em especial a porosidade.

Técnicas que podem se adequar muito bem a alvenarias de blocos de concreto não são tão eficientes assim em alvenarias de tijolos maciços, em especial tijolos de construções antigas.

3 – Trate a superfície da parede de forma adequada:

Antes de aplicar o produto escolhido é necessário tratar a superfície da parede.

O primeiro passo é limpar toda a superfície que será impermeabilizada. Todo tipo de sujeira deve ser eliminado, como poeira, manchas e qualquer tipo de matéria orgânica. Para isso, é indicado a utilização de hidrojateamento.

Em seguida é necessário tratar os pontos frágeis da parede, como possíveis trincas e fissuras. Deverá ser identificado se a trinca é passiva ou ativa, ou seja, se estão se movimentando ou não, toda trinca deverá ser selada com material adequado conforme sua movimentação.

4 – Escolha o produto adequado e não o mais barato: umidade

A quarta dica para ter sucesso com a impermeabilização é referente ao preço. É comum ver casos de obras onde o cliente escolhe economizar o máximo possível, em um serviço essencial como a impermeabilização, e não tem nenhuma dúvida em comprar o lustre mais caro.

Pois bem, não julgue o produto pelo preço e sim pelo que ele pode te oferecer em uma solução de qualidade. É indispensável utilizar uma técnica adequada para cada tipo de situação e nem sempre o serviço sairá muito em conta.

É claro que, pela quantidade de produtos ofertados é possível encontrar opções que sejam mais em conta. Isso pode ser feito sem nenhum problema, desde que o produto escolhido conserve as características necessárias para o serviço que será realizado.

5 – Conte com o suporte de profissionais capacitados: umidade

Tudo que foi dito até agora pode ser facilitado se você contar com profissionais capacitados e experientes com serviços de impermeabilização de paredes.

Não tenha dúvidas em consultar um engenheiro civil antes de iniciar os serviços de impermeabilização das paredes de sua obra. O engenheiro civil é o profissional capacitado para identificar a origem da umidade em sua residência e indicar o produto indicado para sua obra.

Ter uma equipe de execução experiente também é essencial. Cada produto possui uma maneira diferente de ser manuseado e um erro na preparação do produto pode colocar em risco toda a impermeabilização.

Fonte: http://engenhariaconcreta.com

 

LGN Serviços é uma empresa especializada e com profissionais qualificados: reforma residencial, elétrica, instalação e manutenção de ar-condicionado, impermeabilização  e outros serviços. Entre contato!

facebook

Pin It

Leave a Comment