TROCADOR DE CALOR ESPIRAL, AQUECEDOR TUBE IN TUBE

O trocador de calor espiral(aquecedor tube in tube), também conhecido como Tube in Tube, é um dispositivo de

O trocador de calor espiral(aquecedor tube in tube), também conhecido como Tube in Tube, é um dispositivo de transferência de calor muito utilizado em sistemas (casa de máquinas) para o aquecimento de piscinas. A Oxiclima apresenta sua linha de trocadores de calor em espiral como uma alternativa eficaz, que certamente irá garantir os melhores resultados no aquecimento da água em sua piscina, por isso, é indicado para residências, condomínios e clubes. Além disso, o trocador de calor também é aplicado em outras situações, como no aquecimento ou resfriamento de ambiente, isso porque, é um produto instalado em sistemas de ar-condicionado (o que permite selecionar quente e frio).

aquecedor tube in tube
aquecedor Tube in tube

A imagem acima mostra um trocador de calor tube in tube, por dentro do tubo circula o cano de cobre ou alumínio, onde o gás circula em alta temperatura aquecendo a agua que circula por ele, utilizando uma bomba.

aquecedor tube in tube
Trocador de calor

Veja aqui o trocador.

Porquê utilizar trocador de calor(aquecedor tube in tube) para aquecimento de piscina?

  • É a opção mais econômica, um bom trocador de calor pode reduzir em até 80% o consumo de energia elétrica se comparado com aquecedores de água a resistência elétrica.
  • É um equipamento de funcionamento prático, a água se aquece por um sistema de passagem.
  • É um equipamento aprovado pelo inmetro.

Como calcular o tamanho do trocador de calor?

O tamanho da bomba de calor é avaliado pela saída e potência do Btu. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA (DOE) , os tamanhos padrão da bomba de calor incluem 3/5 hp / 75.000 Btu, 5 hp / 100.000 Btu e 6hp / 125.000 Btu. Para determinar a saída de aquecedor Btu / hora necessária para a sua piscina externa, a DOE recomenda a seguinte fórmula: Área da piscina x Aumento da temperatura x 12

(Observe que a área da piscina é expressa em pés quadrados, enquanto a elevação da temperatura é calculada subtraindo a temperatura média do mês mais frio do uso da piscina da temperatura desejada da piscina.)

Como medir a eficiencia do trocador de calor?

Após o dimensionamento de um trocador de calor, compare os modelos pelo seu coeficiente de desempenho (COP), uma medida de eficiência energética. COPs normalmente variam de 3,0 a 7,0, com um número maior representando maior eficiência. Uma bomba de calor com um COP de 3,0, por exemplo, fornece 300% de eficiência, o que significa que 3 unidades de calor são produzidas para cada 1 unidade de calor necessária para operar o compressor.

Pin It

Leave a Comment