Ar condicionado congelando? Porque isso acontece?

Lembre-se sempre que para ter um equipamento com funcionamento perfeito, contrate uma empresa especializada e não tenha dor

Lembre-se sempre que para ter um equipamento com funcionamento perfeito, contrate uma empresa especializada e não tenha dor de cabeça no futuro. A LGN Climatização e Elétrica está a mais de 8 anos no mercado e vai atender a sua necessidade com qualidade e profissionalismo.

Agora vamos para as possíveis causas desse problema acontecer.

1. Temperatura externa.

O fator que pode causar o congelamento do ar condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C. Isso ocorre pois as baixas temperaturas podem congelar o condensador do equipamento muito facilmente.

Veja Também – Vantagens do Ar condicionado Cassete

 2. Sujeira.

Este motivo é bem comum, pois a maioria das pessoas não se preocupam com a manutenção do ar condicionado, a sujeira obstrui os filtros e serpentina do ar condicionado, dificultando a passagem do ar e a troca de calor.

3. Aparelho com potência errada.

Um erro comum que vem acontecendo é que as pessoas comprar o equipamento de potência errada, não fazem o cálculo da potência correta e acaba ficando com um equipamento sem eficiência e que parece não gelar o ambiente.

Então antes de comprar um ar condicionado, consulte a calculadora para calcular quantos Btus serão necessário para o ambiente a ser climatizado.

4. Baixa temperatura externa.

A temperatura externa pode causar o congelamento das linhas de gás refrigerante.

Aparelhos de ar condicionado não são projetados para trabalhar em temperaturas abaixo de 15 graus.

5. Configuração do termostato do ar condicionado.

Se o ar condicionado funciona na temperatura mais baixa constantemente, isto pode impedir a unidade de resfriar de forma adequada, consumindo mais energia e o ar frio de alta pressão fará com que a condensação normal congele.

Veja também – 5 Dicas para Instalar Bomba de Dreno em Ar Condicionado

6. Carga de gás refrigerante incorreta.

A carga de gás ou fluido refrigerante correta é imprescindível para o correto funcionamento do equipamento.

Se ela estiver muito alta ou muito baixa, a unidade terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o ar condicionado congelando.

Caso o equipamento continue funcionando sem o gás por conta de um possível vazamento de gás, o ar condicionado poderá parar de funcionar totalmente, causando defeito irreparável no compressor (motor do ar condicionado).

7. Motor do ventilador Queimado ou parado.

ar condicionado congelando
Motor Ventilador

Se o motor do ventilador da evaporadora ou condensadora estiver com problemas, queimado, capacitor danificado ou outro problema, a troca de calor não ira acontecer, pois o ventilador não funciona, assim ar condicionado congelando poderá ocorrer e o próprio compressor poderá desligar por alta temperatura.

Quer aprender a trabalhar com ar condicionado? Conheça o nosso curso – CLIQUE AQUI

Leave a Comment