AR CONDICIONADO EVAPORATIVO

O ar condicionado evaporativo tem um conceito de operação muito simples, que reduz a temperatura de qualquer local onde é

ar condicionado evaporativo

ar condicionado evaporativo tem um conceito de operação muito simples, que reduz a temperatura de qualquer local onde é aplicado, e também aumenta a umidade relativa, possibilitando um enorme conforto térmico. Uma das grandes vantagens desse produto é o baixíssimo consumo de energia.

Algumas informações sobre a instalação

A forma de instalação ideal para um ar condicionado evaporativo é fixando-o em uma parede. Dessa maneira, o equipamento irá captar o ar externo quente e, com o processo evaporativo, esse ar irá ser resfriado e umidificado pela ação da água, tornando a temperatura do ambiente mais agradável e a qualidade do ar mais saudável.

Se a instalação escolhida for interna, o ideal é que o ar condicionado seja ajustado em posição frontal para uma janela, porta ou qualquer outro tipo de espaço em que haja uma abertura para o ambiente externo. Isso porque a renovação de ar do ambiente é condição essencial para manter a eficiência de resfriamento do ar condicionado evaporativo.

Veja também – Caldeiras flamotubular e aquatubular, como funcionam?

Utilizar o ar condicionado evaporativo pode proporcionar uma série de vantagens como, por exemplo:

  • Mantem o maior teor de oxigênia possível no ambiente por promover a renovação constante ar;
  • O ar insuflado passa por um pré-filtro seguido por um sistema de umidificação que promove a lavagem do ar;
  • Excelente também para ser utilizado em ambientes abertos;
  • Consome muito menos energia, quando comparado a outros equipamentos de ar condicionado convencional;

O resultado em adquirir um ar condicionado evaporativo normalmente excede às expectativas pois seu desempenho garante o conforto, com grande economia em relação ao ar condicionado convencional, além de ser um equipamento compacto, de alta durabilidade, que requer pouca manutenção e sua operação é ecologicamente limpa.

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO EVAPORATIVA

sistema de climatização evaporativa está em constantemente crescimento no Brasil. As empresas de diversos setores têm percebido que o sistema de climatização evaporativa traz muito mais benefícios do que os sistemas tidos como tradicionais.

Um sistema de climatização evaporativa funciona pelas leis da termodinâmica, fazendo uso da troca de massa e de calor. Neste caso, o sistema de climatização evaporativa induz o ar a ceder calor através da evaporação da água que é absorvida pelo ar. Este processo é capaz de umidificar o ambiente e de reduzir, consideravelmente, a temperatura do local.

Na verdade, o sistema de climatização evaporativa apenas otimiza um fenômeno de redução de temperatura que já acontece naturalmente – que é a chuva e sua evaporação na atmosfera. Quanto mais seco é o ar captado pelos resfriadores evaporativos, maior a eficiência de resfriamento e, consequentemente, maior a redução de temperatura no ambiente.

Veja Também – TROCADOR DE CALOR ESPIRAL, AQUECEDOR TUBE IN TUBE

Benefícios que esse sistema oferece

De forma sucinta, o sistema de climatização evaporativa coleta o ar de um ambiente externo como o auxílio de ventiladores, o ar passa por uma colmeia de celulose que é mantida sempre umedecida com o auxílio de uma pequena bomba d’água, e dessa forma, leva o ar já resfriado e mais úmido para dentro de um ambiente industrial, comercial ou residencial.

O baixo custo do sistema de climatização evaporativa se dá pela facilidade de instalação e manutenção e pelo baixo consumo de energia. Tudo o que o comprador precisa para esse tipo de sistema é uma tomada para a fonte de energia e um ponto de água. Um outro benefício é que, com os sistemas de climatizações evaporativas, você não tem problemas para climatizar locais que precisam ficar com portas abertas, como lojas e comércios.

Observações necessárias na instalação

Fatores como o ramo de atividade não são um empecilho para a obtenção desse sistema. No entanto, apenas pessoas capacitadas são aconselhadas para determinar, de forma correta, o melhor equipamento para você.

Fonte : Site Basange

Leave a Comment