Ar condicionado Piso – Teto.

Dentre as opções de aparelhos Split, vem crescendo a procura dos consumidores pelo ar condicionado piso teto, que apresenta diversas

ar condicionado piso teto

Dentre as opções de aparelhos Split, vem crescendo a procura dos consumidores pelo ar condicionado piso teto, que apresenta diversas vantagens.

Como o nome sugere, esse aparelho pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do cômodo a ser refrigerado. Por isso, um de seus maiores benefícios é a versatilidade.

Se você acabou de adquirir um modelo desses, vem ver como instalar ar condicionado piso teto e quais cuidados precisam ser tomados. Acompanhe a leitura do post!

Como instalar ar condicionado piso teto: orientações básicas

A instalação do ar condicionado piso teto não difere muito do modelo high wall, o aparelho Split convencional. A principal diferença é o que o piso teto é maior.

Para instalar, primeiro é preciso fixar um suporte nos dois lados do aparelho. Depois, você tem que aparafusá-lo às mãos francesas fixas no teto ou na parte inferior da parede do cômodo, próximo ao chão.

É importante que o aparelho fique bem preso, principalmente quando a instalação é feita no teto. Lembrando que você deve tirar as medidas dos furos para marcar onde o suporte deve ser fixado.

A condensadora, assim como em todos os modelos de ar condicionado split, deve ser instalada na parte de fora do ambiente, na fachada da residência ou do prédio.

Depois de tudo isso, é só interligar a tubulação de gás e fazer vácuo no sistema para evitar o transporte de detritos e garantir uma vida útil mais longa ao aparelho.

Vantagens de instalar ar condicionado piso teto

O ar condicionado piso teto é um modelo super versátil, podendo ser utilizado em diversas posições e em diferentes tipos de decoração.

Por exemplo, quando instalado junto ao piso, ele pode ficar na posição vertical. Já na instalação junto ao teto, ele pode ficar na posição horizontal.

Essas variações tornam o ar condicionado piso teto um modelo que se adapta bem a locais com diferentes arquiteturas e disposição de móveis.

Outra vantagem é a possibilidade de acoplar o aparelho aos móveis da sua casa ou ao planejamento da mobília. Assim, ele fica ainda mais discreto e imperceptível na decoração.

Veja Também – INSTALAÇÃO DO AR-CONDICIONADO: 5 CUIDADOS COM A PARTE ELÉTRICA

Quais cuidados devem ser tomados na hora de instalar ar condicionado piso teto?

Alguns cuidados no momento da instalação do ar condicionado pisto teto são imprescindíveis para que o aparelho funcione adequadamente e ofereça o conforto térmico desejado:

  • Antes de qualquer coisa, defina a quantidade de BTUS necessária para refrigerar o ambiente. É importante ter esse valor bem definido para comprar o aparelho certo. Se você tiver dúvida, utilize a calculadora de BTUS da Dufrio.
  • Procure fazer a instalação longe de tubulações de água, energia e esgoto a fim de evitar interferência em outras redes.
  • Evite instalar o aparelho em locais com incidência de sol e perto de fontes de calor/aparelhos eletrônicos.
  • Certifique-se de que a condensadora seja colocada em um ambiente aberto e com pouca circulação de pessoas para que a troca de calor seja eficiente.
  • Tente instalar a condensadora e a evaporadora próximas uma da outra para reduzir alguns gastos.
  • Se você precisar instalar mais de uma evaporadora no ambiente, cuide para que tenha pelo menos 1,5 metros de distância entre elas.

Conclusão

Embora instalar ar condicionado pisto teto seja um processo relativamente simples, o ideal é procurar um profissional técnico especializado para realizar o serviço. Assim você garante o funcionamento pleno e aumenta a vida útil do aparelho.

Fonte: dufrio.com.br

Leave a Comment