Ar condicionado split inverter: teste da Placa Inverter

Os aparelhos de ar condicionado split inverter, quando apresentam problemas, são testados com um equipamento denominado “teste inverter”

Os aparelhos de ar condicionado split inverter, quando apresentam problemas, são testados com um equipamento denominado “teste inverter”

Ar-condicionado Split: teste da Placa Inverter   Artigos CPT

Os aparelhos de ar-condicionado Split com placa inverter, quando apresentam problemas, são testados com um equipamento denominado “teste inverter”, explica o Professor Alan de Brito, do Curso CPT Instalação de Condicionador de Ar Split. Para a realização do procedimento, o fabricante do teste inverter fornece três opções de cabos para conexão que atendem a situações distintas. Cada conjunto de cabos, por sua vez, é formado por três condutores: um preto e outro de duas cores (vermelho e amarelo) que são agrupados formando o que se chama, no meio prático, de chicote.

Veja Também – Filtros Secadores

Erro na placa inverter do compressor


Quando ocorre esse erro, o aparelho apresenta o led de operação piscando 5 vezes e o time piscante. Vale salientar que para cada manutenção de inverter é importante ter o manual de manutenção e instalação.

Procedimento


– Desligar o disjuntor.
Atenção! Na placa inverter há uma tensão relativamente alta (mais de 400 volts), por isso, é importante ter cuidado para não tocar nas partes elétricas durante a realização do teste.
– No aparelho de teste inverter encontram-se os bornes identificados pelas letras – W – V – U – que correspondem aos mesmos bornes do compressor. Logo, ao fazer a conexão das pontas de provas do teste inverter no compressor, não se pode inverter os cabos. Para isso, observar a tampa de ligação, pois nela contém as letras que determinam em quais bornes do compressor deve ser conectado cada terminal do teste inverter:
• W: cabo preto do compressor;
• V: cabo vermelho; e
• U: Cabo azul.

Feita a conexão dos terminais nos bornes do compressor, o disjuntor deve ser ligado. Então, deve-se aguardar em torno de 3 minutos, tempo que a máquina em questão demora para entrar em operação. As informações necessárias para a interpretação do teste estão dispostas no verso do inverter, indicando o seu funcionamento.

Veja Também – Caldeiras flamotubular e aquatubular, como funcionam?

Interpretação das informações através dos leds


– Teoricamente, todos os leds devem se acender;
– Caso somente os leds 1, 2 e 3 se acendam, significa que o inversor está danificado e precisa ser substituído;
– Se apenas o led número 4 se acender, significa que a placa está com problema e precisa ser substituída;
– Se todos os leds acenderem, mas, mesmo assim, o compressor não rodar, o problema está no compressor.

Fonte: https://www.cpt.com.br/

Pin It

Leave a Comment