Caldeiras flamotubular e aquatubular, como funcionam?

Quais os tipos de caldeiras disponíveis no mercado? O mercado atual conta com diferentes tipos de caldeiras à

Quais os tipos de caldeiras disponíveis no mercado?

O mercado atual conta com diferentes tipos de caldeiras à disposição das indústrias. Cada uma possui suas características e peculiaridades e são especialmente desenvolvidas para atender demandas específicas de operação. Vamos conhecer um pouco sobre algumas?

Veja também – COMO CALCULAR O TAMANHO DA BITOLA DO FIO(ESPESSURA)

Caldeiras Flamotubulares

As flamotubulares são aquelas com tubos de fogo circundados por água. Nelas, os gases resultantes da combustão atravessam esses tubos, que cedem calor ao líquido durante a passagem. Sua construção é mais simples e apesar de possuir um rendimento térmico relativamente mais baixo, ela é capaz de atender perfeitamente locais que demandam uma baixa quantidade de energia.

As caldeiras flamotubulares podem ser horizontais ou verticais. Esse tipo de caldeira, que tem seu limite de capacidade próximo a cinquenta toneladas de vapor por hora, produz pequenas quantidades de vapor à baixas pressões, sendo utilizada em variados tipos de indústrias. Descubra todas as vantagens da caldeira flamotubular e suas aplicações, clicando aqui.

caldeiras flamotubular

Veja Também – O que é frequência elétrica?

Caldeira Aquatubular

Nesse tipo de caldeira, a água que será transformada em vapor, passa dentro das tubulações e a combustão dos gases ocorre em torno dos tubos. As caldeiras aquatubulares, suportam altas pressões e temperaturas e produzem grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência na produção.

Devido a essas características, esse tipo de caldeira é utilizada principalmente na geração de energia. Mas oferece a possibilidade de desenvolver projetos menores para utilização em processos industriais. Ainda, vale ressaltar que ela suporta qualquer tipo de combustível, inclusive biomassa.

Caldeiras

Caldeira Mista

As caldeiras mistas, são uma junção das aquatubulares e das flamotubulares. Elas misturam o processo de combustão das caldeiras flamotubulares com as paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares.

A geração de vapor com esse tipo de caldeira é realizada através do uso de combustíveis sólidos. Outra característica que vale se atentar ao escolher esse tipo de caldeira, é que a mesma suporta baixas pressões e temperaturas.

Fonte: https://xhmarbethlehem.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-caldeiras/

Pin It

Leave a Comment