Como calcular o consumo do ar condicionado?

Como calcular o consumo ? Veja também – Cobre x alumínio: quem vence a batalha das serpentinas? O

Como calcular o consumo ?

Veja também – Cobre x alumínio: quem vence a batalha das serpentinas?

O ar condicionado é essencial para equilibrar a temperatura dos ambientes, mesmo em épocas mais frias como outono e inverno. No entanto, uma dúvida recorrente é se o aparelho pode causar um gasto muito alto de energia elétrica. – consumo – .

A verdade é que esse número depende das condições do equipamento e do ambiente em que ele será instalado. Ambientes com uma grande concentração de pessoas, incidência de luz solar ou aparelhos que geram muito calor, exigem uma maior potência do ar condicionado, o que consequentemente traz um maior gasto de energia.

Existe um cálculo muito simples que pode te ajudar a entender se o gasto de energia será alto ou baixo:

Para saber o consumo em Kw/h é necessário fazer a conta do seu consumo mês. Exemplo: 1 Ar condicionado de 1085 W funcionando 8 horas por dia durante 1 mês (30 dias) Consumo = 1 x 1085 W x 8 horas/dia x 30 dias ÷ 1000 = 260,4 kWh/mês.

Potência – A potência do equipamento é medida em Watts (w) e você pode encontrá-la em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL. No exemplo, o valor adotado foi de 600w.

Horas por dia – Número de horas por dia que o ar condicionado ficará ligado. Ex: 8 Horas

Dias por mês – Número de dias por mês que você utiliza o aparelho. Ex: 30 dias

O resultado dessa operação resultará no consumo em kWh (kilo watt hora) que o produto consome em média no período de um mês. Depois é preciso multiplicar esse número pelo valor cobrado por kWh pela empresa que fornece energia elétrica – que varia entre as regiões. Você encontra essa informação consultando a empresa fornecedora ou pelo valor descriminado na própria conta de luz.

Fonte: strar.com.br/

Facebook Lgn

Pin It

Leave a Comment