Como funciona o alicate amperímetro.

Equipamento usado para medir corrente alternada (CA), corrente contínua (DC), tensão alternada (VAC), tensão contínua (VDC),  resistência, diodo e

Equipamento usado para medir corrente alternada (CA), corrente contínua (DC), tensão alternada (VAC), tensão contínua (VDC),  resistência, diodo e continuidade. alicate amperímetro.

A parte do alicate amperímetro que tem uma garra circular é o transformador de corrente onde o condutor vai passar para efetuar a medição.

Sempre que existe um fluxo de corrente elétrica em um condutor, existe um campo eletromagnético gerado por conta desse fluxo de corrente elétrica. Esse campo eletromagnético tem sua intensidade de acordo com a intensidade de corrente elétrica que flui no condutor.

Veja também – Dr e Dps saiba diferenciar

Como funciona o alicate amperímetro

O Alicate Amperímetro funciona a partir do principio da interação eletromagnética. Sempre que existe um fluxo de corrente elétrica em um condutor, existe um campo eletromagnético gerado por conta desse fluxo de corrente elétrica. Esse campo eletromagnético tem sua intensidade de acordo com a intensidade de corrente elétrica que flui no condutor.

alicate amperímetro
Como funciona o alicate amperímetro

Assim, ao colocar o fio entre as pinças do alicate amperímetro, temos um sistema que o campo eletromagnético do fio está induzindo uma tensão elétrica em uma bobina nas pinças do alicate amperímetro.

Portanto, essa tensão elétrica que foi induzida na bobina entre as pinças do alicate gera uma corrente elétrica. Assim, o dispositivo no interior do amperímetro lê essa corrente elétrica e calcula qual é a corrente elétrica que está fluindo no condutor que está sendo medido. Esse valor é impresso na tela do aparelho, para o usuário efetuar a leitura.

alicate amperímetro
Como funciona o alicate amperímetro

O funcionamento desse sistema é semelhante ao funcionamento de um transformador, uma máquina elétrica usada para isolar circuitos e converter valores de tensões alternadas.

Categorias de aplicação

Ao comprar um amperímetro, ele virá com uma categoria de aplicação definida de fabricada, isto é, para qual tipo de circuito o dispositivo foi projetado para funcionar com a segurança adequada. Assim, as diferentes categorias referem-se a diferentes aplicações, sendo elas:

  • Para circuitos eletrônicos utiliza-se a CAT I, sendo que estes devem ser completamente isolados da rede elétrica, já que oferecem menor proteção ao profissional;
  • CAT  II é para aparelhos eletrodomésticos, circuitos eletrônicos de baixa tensão e tomadas distantes de sistemas de distribuição em residências;
  • Equipamentos certificados com a CAT III servem para medições em qualquer tomada em residências e comércios e outros circuitos elétricos, podendo até mesmo ser utilizado nas industrias, em sistemas trifásicos;
  • Já a CAT IV é utilizada em sistemas de distribuição, painéis elétricos e principalmente em locais mais perigosos, já que equipamentos dessa categoria oferecem maior segurança ao profissional.

Assim, uma categoria acima sempre pode desempenhar funções das categorias anteriores, mas nunca o contrário.

Portanto, é importante analisar para que será aplicado o alicate amperímetro antes de efetuar a compra. Isso por que eles possuem diferentes capacidades de medição de corrente, tensão e segurança para o operador.

Fonte: https://athoselectronics.com/alicate-amperimetro/

Pin It

Leave a Comment