tipos de rejuntes

Conheça os tipos de rejuntes e suas aplicações.

O rejunte é usado para unir as peças de cerâmica, porcelanato e existem varios tipos e suas aplicações.

O rejunte é usado para unir as peças de cerâmica, porcelanato e existem varios tipos e suas aplicações. É muito importante usar o tipo certo para cada aplicação, Veja. tipos de rejuntes

  • Rejunte acrílico – Pode ser aplicado tanto em áreas internas, quanto em áreas externas. É indicado para pisos, revestimentos cerâmicos, pastilhas e porcelanatos. Seu espaçamento mínimo é de 2 mm.
  • Rejunte epóxi – Também pode ser aplicado em áreas internas e externas, é indicado para piscinas, porcelanatos, revestimentos cerâmicos e pisos. Seu espaçamento mínimo é de 1 mm.
  • Rejunte Cimentício para porcelanato – Como o próprio nome já diz, é um revestimento indicado para porcelanatos em áreas internas e externas. Precisa de um espaçamento mínimo de 2 mm.
  • Rejunte Cimentício para cerâmica – Rejunte indicado para cerâmica interna ou externa, necessita de um espaçamento mínimo de 3 mm.

 

O tipo de rejunte mais utilizado é o cimenticio (flexível). Ele deve ser misturado com água e aplicado diretamente nas juntas dos pisos, levando aproximadamente 24 horas para a sua secagem. Por ser bastante absorvente é indicado que ele seja impermeabilizado quando aplicado em áreas molhadas (Banheiros/Cozinhas/Lavanderias/Etc..), caso contrário poderá trazer para a superfície manchas, sujeiras e tudo aquilo que for derramado no piso. Não deve ser utilizado em pedras, como o mármore.

Para rejuntar qualquer tipo de peça e ainda garantir a impermeabilidade o modelo epóxi é o mais indicado. Deve ser aplicado em até 72 horas depois que os pisos forem assentados no ambiente e sua secagem acontece em até 24 horas. Por sua aplicação ser mais complicada recomenda-se que seja realizada por um profissional. É bastante recomendado para o rejunte de piscinas.

Quem deseja realizar um trabalho em que o ambiente fique livre para circulação mais rapidamente pode optar pelo rejunte acrílico, pois sua secagem ocorre em até 12 horas. O maior diferencial desse tipo de rejunte é a sua facilidade de aplicação e limpeza, podendo ainda ser encontrado em diversas tonalidades de cores. Podem ser aplicados em porcelanatos, pedras e cerâmicas.

É importante atentar-se a cor do rejunte, pois ela pode afetar o efeito visual da superfície revestida. Quando a cor do rejunte é similar ao do revestimento o efeito será uniforme. Para evidenciar a cor e a textura de um revestimento basta aplicar um rejunte mais claro  ou mais escuro que o revestimento. Para pastilhas o ideal é escolher um rejunte bem diferente a fim de destacar a pastilha.

A escolha do rejunte deve ser realizada juntamente com a do piso, justamente porque a sua cor depende da cor do piso e do efeito desejado.

tipos de rejuntes

tipos de rejuntes

Aplicação

Antes de começar a aplicação recomenda-se que as peças cerâmicas estejam completamente limpas, e secas. O rejunte deve ser preparado seguindo as indicações da embalagem e deve possuir uma consistência pastosa, devendo ser utilizado no prazo máximo e duas horas e meia.

Sua aplicação deverá ser feita através de uma espátula flexível ou de uma desempenadeira de borracha, buscando evitar o atrito com a superfície das peças. Espere por cerca de 40 minutos até o rejunte secar, permitindo que você retire seu excesso com uma esponja úmida e macia, finalizando com um pano limpo. tipos de rejuntes

Lembre-se que antes de começar o trabalho de rejunte é interessante calcular quanto material será necessário, levando em consideração a largura das juntas em milímetros e o tamanho das peças em centímetros. Esse fator e a escolha do tipo apropriado de rejunte para sua peça podem garantir a eficiência do trabalho e um bom resultado final.

LGN Serviços é uma empresa especializada e com profissionais qualificados: reforma residencial, instalação de câmera de segurança, instalação de ar-condicionado e outros serviços. Entre contato!

Facebook LGN

Pin It

Leave a Comment