O que é o Dreno de Ar-Condicionado e para que Serve?
O dreno do ar-condicionado é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. O equipamento retira a umidade do ambiente quando está trabalhando, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido.
Todo ar condicionado tem um sistema de drenagem, independente do tipo. Porém, normalmente, é um cano que sai pelo canto inferior do aparelho. Essa saída pode ser conectada a uma mangueira para direcionar o fluxo, mais abaixo demonstramos a maneira mais correta de posicionar esse escape.
A água que sai do dreno não é potável, mas pode ser reutilizada de maneira bem criativa, dá até pra gerar um lucro! Também não é comum que exista escorrimento no ar-condicionado do lado de dentro, saiba como resolver o tal do pinga-pinga interno.
Problemas que o dreno pode causar
Problemas comuns do ar-condicionado podem ter origem no dreno. Isto é, se ele não estiver em condições corretas, pode causar gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado.
Se os maus cuidados são muitos, podemos ter infiltração nos sistemas e até panes no equipamento. É muito importante dar um descarte apropriado à água do dreno.
Tipos de Dreno de Ar-Condicionado
O dreno de ar-condicionado pode existir em alguns formatos diferentes. Aqui vamos te mostrar os mais comuns.
Veja Também – O que são filtros secadores?
Dreno do Janela/Janeleiro
O dreno nos modelos janela consiste num pequeno orifício na parte externa do aparelho, que serve para expelir a água condensada. Habitualmente, não se mexe no dreno do ar condicionado janela, exceto quando as gotas de água caem numa marquise ou calçada.
Se isso acontecer é necessário providenciar uma bandeja coletora ou um duto para redirecionar o líquido para o local apropriado. O gotejamento nestas áreas pode danificar a estrutura de prédios e criar limo nas vias, ocasionando acidentes aos pedestres.
Dreno Seco de Ar-Condicionado
Alguns modelo janela contam com a opção do dreno seco do ar-condicionado. Esta função não causa gotejamento na parte externa, pois captura a água condensada em uma bandeja dentro do aparelho.
Quando o reservatório enche, a hélice é encarregada de salpicar a água na serpentina da câmara de condensação, que por sua vez evapora a água pela sua alta temperatura.
Este processo de evaporação interna da água, além de eliminar o pinga-pinga na rua, auxilia no rendimento do aparelho, resfriando seu sistema. Porém, alguns usuários reclamam do dreno seco, pois a hélice faz bastante barulho quando em contato com a água.
Para desativar a função, basta abrir a tampar do dreno (borracha de vedação), localizada atrás do aparelho. Assim a água é escoada para fora sem fazer barulho.
Os fabricantes afirmam que o dreno seco garante economia de energia, pois ele ajuda na troca térmica do equipamento.
Dreno do Split Hi-Wall e Piso Teto
Nestes dois tipos de ar condicionado split, a drenagem é feita obrigatoriamente por meio de dutos. É necessário observar com atenção o local onde o dreno será instalado.
Nestes equipamentos o dreno sai da unidade interna (evaporadora) e é direcionado para um ponto de água pluvial. Não é indicado drenar a água para ralos ou esgotos, pois quando o split é desligado pode acabar “trazendo” o mau cheiro para dentro do ambiente.
Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi-wall e piso teto e, portanto, o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído. Em alguns casos, o instalador precisa providenciar um sifão para expelir a água.