Efeito Coanda aplicado no Ar-Condicionado

Isso está presente no cotidiano de todos O ar é um fluido, certo? Logo, o comportamento do ar

Isso está presente no cotidiano de todos

O ar é um fluido, certo? Logo, o comportamento do ar pode seguir o efeito Coanda no ar-condicionado. Para isso, depende da superfície na qual a vazão de ar é direcionada, pois isso interfere no tempo de climatização do ambiente, visto que, ao realizá-lo, o resultado será mais rápido.

Alguns aparelhos possuem design mais apropriado para a ocorrência do efeito que aumenta o alcance do ar. Assim, cria um fluxo que permite resfriar o ambiente com mais eficiência e melhor propagação pelo espaço.Efeito Coanda no Ar-Condicionado

Efeito foi criado por Henri Coanda.

Quando o ar frio se espalha pela superfície do teto e desce por densidade até o pavimento. Por outro lado, se o ar quente dissemina-se pela parede até o chão, prosseguindo pela parte inferior do ambiente (como mostra a imagem acima). Dessa maneira, a climatização completa se torna mais rápida.

Veja Também – Pensando em comprar um ar condicionado portátil ? Saiba o que levar em conta.

Confira como funciona o efeito Coanda no ar-condicionado

O nome homenageia o engenheiro aeronáutico Henri Coanda – romeno foi o primeiro a reconhecer o comportamento de fluidos com superfícies curvas, em 1910 -. Através disso, ele realizou a aplicação prática do fenômeno no desenvolvimento de aeronaves.

A redução de pressão fixa o fluido no entorno da superfície, passa pelo contorno e segue sua curvatura. Se fosse sólido, como mostra a bolinha vermelha na esquerda, o item bateria e saltaria para a direita. Já na bolinha do lado é visível o efeito Coanda, assim como na imagem da água na colher.

O processo faz parte do seu dia a dia. Sabe quando você vai passar água, café ou qualquer líquido de um copo ao outro ou de uma xícara para a outra? Se realizar o movimento devagar, o líquido vai cair pela borda ao invés de ir para o outro recipiente. Assim, acontece o efeito Coanda.

Fonte: https://www.webarcondicionado.com.br/

Leave a Comment