Como funciona a energia solar?

Você sabe como funciona a energia solar ? O sistema fotovoltaico é baseado na utilização de painéis fotossensíveis

Você sabe como funciona a energia solar ? O sistema fotovoltaico é baseado na utilização de painéis fotossensíveis que são capazes de transformar a energia dos raios do sol em corrente elétrica (corrente contínua). A potência gerada é enviada para o inversor que é o equipamento responsável pela conversão da energia para os padrões da rede da concessionária (corrente alternada). Posteriormente, a energia é injetada na rede elétrica da residência e já poderá ser utilizada pelo consumidor.

como funciona a energia solar

Diagrama esquemático da energia solar

Componentes do sistema solar

Para entender como funciona a energia solar fotovoltaica é importante ter em mente quais são os seus principais equipamentos. Painéis solares e inversor de frequência são os fundamentais, no entanto, cabos, proteções elétricas e estruturas metálicas de sustentação são outros itens necessários para o correto funcionamento.

Veja Também – Aterramento elétrico

Como funciona os sistemas de energia solar conectado a rede

Nos sistemas solares conectados a rede da concessionária, chamados de on-grid, toda a energia excedente, que não for utilizada imediatamente pelos equipamentos da residência, será transferida para a rede da concessionária.

Sistema energia solar funciona de dia e de noite?

A energia solar gerada durante o dia irá abastecer primeiramente as cargas que estão ligadas na casa, como geladeira, iluminação ou ar condicionado. A energia excedente sai do local da instalação e passa pelo relógio medidor de energia. Esta parcela de energia se transforma em créditos. Assim, o morador poderá utilizar os créditos de energia nos períodos em que o sistema não está suprindo toda a demanda de energia da casa, como em um dia nublado ou chuvoso, ou quando o sistema solar não está gerando energia, como durante a noite.

O inversor do sistema solar sincroniza a sua tensão e a sua frequência da energia gerada com a da rede pública e injeta corrente na rede, ou seja, a energia gerada pelo sistema solar é idêntica a energia da concessionária, portanto não necessária nenhuma adaptação da casa para receber energia solar.

Pode-se utilizar também quando o consumo de energia é maior do que a geração. Neste último caso, o sistema solar fornece parte da energia e a concessionária fornece o restante da energia que está sendo consumida. O importante nesse processo é que ele é todo automático. Não é necessário o dono da casa acionar algum botão ou chave para que o sistema distribua a energia de acordo com a necessidade da casa.

Veja Também – O que é o Efeito Joule ?

Validade dos créditos

Os créditos de energia são válidos por cinco anos, podendo ser utilizados a qualquer momento neste período. Os créditos são utilizados automaticamente. Todos os meses em que o consumo de energia for maior que a geração um crédito será lançado na conta de luz.

Essa energia acumulada e guardada na conta de luz como uma poupança pode ser utilizada para abater outras o consumo de outras contas de luz.

Utilização dos créditos em outros imóveis

Existem duas regras para essa compensação em outros imóveis. A primeira é que as contas de luz estejam no nome da mesma pessoa ou da mesma empresa. A segunda é que os imóveis sejam atendidos pela mesma concessionária. Não há restrição quanto aos imóveis estarem em cidades diferentes. E também não é necessário que a propriedade dos imóveis sejam todos da mesma pessoa.

É muito comum nossos clientes optarem por gerar energia na casa de praia ou de campo e abater a conta de luz de seu apartamento ou escritório.

regulamentação dos créditos de energia foi criado pela Resolução 482 da ANEEL.

Tarifa mínima ou taxa mínima

Se a geração de energia seja maior do que o consumo, ainda haverá um valor mínimo a ser pago. A esse valor dá-se o nome de taxa mínima ou taxa de disponibilidade

Fonte: https://luzsolar.com.br/

Leave a Comment