INVERSOR SOLAR: O QUE É E PARA QUE SERVE?

Você já conhece os componentes de um sistema de geração de energia fotovoltaica? Ele é composto por painéis

Você já conhece os componentes de um sistema de geração de energia fotovoltaica? Ele é composto por painéis solares, estruturas de sustentação, materiais elétricos, medidor bidirecional e inversores. E é exatamente sobre este último componente que falaremos hoje. inversor

inversor

Você já conhece os componentes de um sistema de geração de energia fotovoltaica? Ele é composto por painéis solares, estruturas de sustentação, materiais elétricos, medidor bidirecional e inversores. E é exatamente sobre este último componente que falaremos hoje.

O que é um inversor solar?

É um dos componentes mais importantes de todo o sistema fotovoltaico, até mesmo considerado o “coração” do sistema, justamente por ser responsável por transformar a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), tornando possível a utilização da energia elétrica nos equipamentos do imóvel.

Além disso, os inversores também têm a função de garantir a segurança do sistema e permitir a medição da energia gerada pelas placas solares.

Em sistemas fotovoltaicos on grid, o inversor é responsável por sincronizar o sistema com a rede pública de eletricidade, fazendo com que a energia solar produzida seja fornecida exatamente como a que recebemos da rede elétrica.

Como o inversor funciona?

A ideia desse equipamento é transformar a energia recebida pelos painéis solares em forma de corrente contínua para corrente alternada.

O funcionamento do inversor se dá por um sistema de circuitos integrados que ligam e desligam a energia em corrente contínua milhares de vezes por segundo, ou seja, em uma frequência de KHz.

Quais são as funções do inversor de energia solar?

Além da sua principal função, que seria converter a energia, o inversor também atua na segurança. Caso haja queda na energia elétrica, ele é responsável por desconectar o sistema, evitando que profissionais que trabalham nas redes de distribuição sofram algum tipo de acidente.

Outro fator bastante interessante sobre os inversores é que a maioria dos modelos disponíveis possui um sistema de monitoramento integrado.

Através da estratégia de monitoramento, o responsável pelo projeto pode acompanhar o desempenho da geração de energia e ainda avaliar indicadores de sustentabilidade, retorno financeiro, entre outros.

Onde deve ser instalado ?

Em residências, o inversor solar é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local protegido do sol, do calor e da água. Já em mini usinas comerciais e industriais, é possível construir uma sala somente para eles, pois estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.

Agora você já sabe mais sobre um dos componentes de um sistema de energia solar. Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Entre em contato com os nossos especialistas, estamos prontos para sanar todos os seus questionamentos e proporcionar para o seu negócio, residência, fazenda ou indústria o melhor da energia solar.

Fonte: https://albaenergia.com.br/

Pin It

Leave a Comment