
Megometro – Você já deve ter ouvido falar no megometro, uma ferramenta voltada para a geração e aplicação de uma tensão, que pode variar de 500 até 15.000 V em um equipamento, e que realiza a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento. É o que acontece entre a relação da carcaça do motor e de seu bobinado, na medida em tempo determinado, onde podemos verificar índice de polarização e absorção.
PARA QUE SERVE O MEGOMETRO?
O megometro mede valores elevados de resistências elétricas onde outros aparelhos, não conseguem medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro, que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megometro pode produzir uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.

O megometro, também conhecido como megger, serve para medir a resistência de isolamento, normalmente em motores e transformadores.
É possível detectar se existe uma fuga entre dois pontos de isolamento, isso porque ele aplica uma tensão, que pode variar de 500 e 15000 v, efetuando a leitura do fluxo de corrente entre as duas partes do equipamento. Há dois tipos megometros: os digitais e os analógicos.
COMO USAR O MEGOMETRO – PASSO A PASSO
Para usar o megometro na leitura descrita abaixo, você precisará de:
- Um megometro analógico ou digital.
- Chave de fenda.
- Luvas isoladoras de borracha quando estiver conectando pontas de teste.
Veja agora como usar o megometro:
1) Desconecte a alimentação elétrica dos fios, para não ter tensão. Esta é uma etapa muito importante para a sua segurança e qualidade do aparelho. O mesmo serve para os motores, que também devem ter todos os fios de alimentação desligados.
Veja Também – O que é uma Infra de Sistema de Energia CC ?
2) Conecte um dos bornes do megometro ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico. Caso pretenda fazer o teste de resistência em motores, este cabo será ligado à estrutura de metal do motor.

3) Ligue o outro borne do megometro à extremidade sem revestimento do fio de cobre ou a um dos terminais do motor. Veja também que a outra extremidade do fio a ser testado deverá estar ao ar livre ou coberto com fita isoladora.
4) Ligue o megometro. O teste deve levar de 2 a 5 segundos.
5) Faça a análise da resistência de isolamento. Se o valor da leitura da resistência for inferior a 1,5 megaohms, pode indicar a existência de algum problema nos fios ou no motor. E se for uma leitura maior que 999 megaohms, a resistência de isolamento está perfeita.
há algumas situações que podem comprometer a leitura:
- Temperatura;
- Umidade;
- Estado da superfície;
- Magnitude da tensão contínua de ensaio;
- Carga residual no enrolamento;
- Duração da aplicação da tensão de modo inadequado.