
O óleo do ar condicionado vai no compressor do aparelho e tem por função lubrificar o sistema interno. Em aparelhos que estão funcionando de maneira correta, sem vazamentos ou demais problemas, o óleo praticamente não sofre desgaste.
Porém, como identificar vazamentos e saber quando trocar? Hoje vamos falar sobre isso!
Como identificar vazamento do óleo?
Como é difícil visualizar o nível de óleo , o vazamento só é possível de ser identificado caso exista algum resquício, por exemplo, na vedação. Afinal, o óleo fica no compressor, mas circula com o gás por todo o sistema, por isso pode haver vazamento nas conexões. É sempre um bom lugar para começar sua verificação. Sendo assim, o óleo geralmente é substituído quando há um vazamento de fluído refrigerante ou o compressor apresenta alguma avaria que pode resultar em um vazamento de óleo.
É bom prestar atenção a isso: vazamentos no óleo quase sempre indicam vazamento do fluido/gás refrigerante também!
Por que trocar o óleo ou fazer uma nova carga?
A reposição ou substituição do óleo ainda gera alguns debates entre profissionais. Sem a marcação do nível de óleo contido é difícil identificar quanto de óleo se perdeu. A grande maioria dos profissionais optam por trocar todo o óleo existente, tirando-o e completando toda a quantia novamente.
Uma outra dica sobre essa identificação é em situações em que o profissional estiver mexendo no aparelho, observar que o óleo do compressor está escuro. Muitas vezes essa troca ajuda até mesmo quando o compressor está travado, principalmente o Inverter. Quando o óleo começa a ficar muito escuro, com impurezas, existem chances de ele travar o compressor.
Veja Também – Tipos de compressor utilizados em ar-condicionado
Como retirar e colocar o óleo.
A forma mais segura para deixar o compressor funcionando em boas condições, é virá-lo até sair todo o óleo e aplicar a quantidade conforme a tabela que mostraremos em seguida.
Para aplicar o óleo, existem duas situações: Quando o compressor está fora da máquina a maioria dos profissionais coloca a medida adequada de óleo em um recipiente como um copo e uma mangueirinha na parte de sucção. Então, ligue o compressor na tomada e leve a ponta da mangueira até o óleo no copo que será sugado para dentro do compressor.
Caso o compressor esteja ainda instalado na máquina, existem injetores de óleos fabricados exclusivamente para essa prática. É semelhante ao sistema de vácuo, onde esse equipamento suga o óleo levando-o até o lugar adequado no compressor. Existem alguns vídeos na internet que podem auxiliar o profissional a fazer essa colocação de óleo no compressor do ar-condicionado.
Qual a quantidade de óleo que vai no meu compressor?
Segue abaixo uma tabela de quantidade de óleo a ser usada:
7.000 Btu ———————————————————————— 250 ml
9.000 Btu ———————————————————————– 300 ml
12.000 Btu ———————————————————————— 350 ml
18.000 Btu ———————————————————————— 550 ml
24.000 Btu ———————————————————————— 750 ml
30.000 Btu ———————————————————————— 1 lts
48.000 Btu ———————————————————————— 1,7 lts
60.000 Btu ———————————————————————— 1,9 lts
Tipos de óleo para o compressor do ar-condicionado
No caso dos aparelhos de ar condicionado residenciais, os óleos minerais são utilizados nos aparelhos com o fluido refrigerante R-22, já os óleos sintéticos são utilizados nos aparelhos com fluido R-410a.
Uma fato que requer atenção é de que cada fabricante determina o tipo de óleo a ser usado, então é necessário levar em conta o modelo do aparelho na hora de completar ou trocar o óleo. O uso de um produto diferente do especificado pode levar à quebra do compressor.
Tabela de óleos compatíveis com cada compressor

Facebook – LGN SERVIÇOS
Fonte: www.webarcondicionado.com.br/