Conheça os tipos de partidas elétricas e as vantagens de cada uma.

As partidas elétricas dão início ao funcionamento de motores. Os motores elétricos são responsáveis pela maior parte do



Conheça os tipos de partidas elétricas e as vantagens de cada uma

As partidas elétricas dão início ao funcionamento de motores.

Os motores elétricos são responsáveis pela maior parte do consumo de energia na indústria brasileira, setor que consome por sua vez 40% da energia gerada no país. (MME).

Sendo assim, a partida de um motor elétrico é um evento que necessita planejamento e manutenção. Do contrário, há diminuição da eficiência energética deste e gastos desnecessários, podendo ocasionar inclusive problemas nas instalações.

Tipos e detalhes sobre cada uma das partidas elétricas existentes:

Partida Direta

Na partida direta, a chave é diretamente ligada ao motor. Esta configuração acelera rapidamente a carga, são fornecidos conjugado e corrente de partida plenos, não há limite de número de partidas por horas. Normalmente é utilizado em partidas de motores para pequenas potências, onde os valores de corrente (A) são menores.

Contudo, este tipo de partida pode gerar picos de corrente na rede. Ou seja, no momento da partida o motor precisa de grande quantidade de energia para vencer a inércia inicial. Isso eleva o consumo de energia e pode ocasionar problemas na rede, um dos prováveis problemas é a possível sobrecarga no sistema. Para sua implantação é necessário sobredimensionamento do sistema de proteção.

Uma das alternativas do mercado para corrigir os malefícios apontados acima é contar com métodos mais eficientes de partida. É possível ganhar maior confiabilidade na operação, aumentar a conservação dos equipamentos e a economia no consumo de energia. Como nas partidas relacionadas abaixo.

Partida Estrela Triângulo

Um método que até pouco tempo era o mais utilizado é a Partida Estrela Triângulo. Neste caso a partida é mais suave do que a direta, pois utiliza tensão reduzida.

Esta partida atinge a aceleração até próximo da rotação de nominal, consiste em ligar o motor inicialmente na configuração estrela e após o motor atingir velocidade próxima a nominal, comuta-se para a configuração triângulo onde o motor atingirá a capacidade máxima de suas configurações.

Entre os requisitos obrigatórios para a aplicação desta partida, o motor trifásico deve possuir no mínimo 6 terminais. Os motores onde aplicam-se este tipo de partida já devem ser configurados pelos fabricantes que possibilitem este tipo de configuração.

A principal vantagem da partida Estrela Triângulo é a redução da corrente de partida, que em algumas situações chega a aproximadamente 33% de seu valor de partida direta.

Partidas Compensadas (raramente utilizada na atualidade) 

Outro método muito utilizado e ainda mais eficaz que as Estrelas Triângulos, eram as Partidas Compensadas – as Chaves Compensadoras. Estas também utilizavam a redução de tensão, só que por meio de um Autotransformador reduzindo os níveis (V) para 60 a 80% da tensão nominal de trabalho.  Em alguns casos as reduções de corrente de partida variavam de 42% a 64%.

Partidas Eletrônicas Compactas

O nome já diz tudo: são sistemas com design inovador, desenvolvidos para atender a necessidade cada vez maior da indústria por espaço físico.

Com sua dimensão reduzida, as partidas compactas servem para a instalação em painéis elétricos de comando de motores que requerem um espaço mínimo. Muitas partidas, como as SIRIUS 3RM1 da Siemens, são tão finas – possuem 22,5 mm – que cabem em qualquer espaço.

Elas podem ser aplicadas de modo multifuncional: estão disponíveis na versão direta ou com reversão.

Entre seus diversos benefícios está a facilidade da instalação, custos de cabeamento mínimos e rápida solução de problemas.

Partidas Eletrônicas Suaves (Soft Starter)

O avanço tecnológico da eletrônica de potência proporcionou novas soluções ao mercado que possibilitam a economia de energia elétrica no momento da partida de um motor elétrico.

A cada dia, surgem novas soluções com preços acessíveis a todos. Como exemplo as partidas acionadas por Soft Starters, estes são equipamentos que realizam partidas eletrônicas suaves em motores elétricos trifásicos.

Este equipamento possui em sua configuração bancos de tiristores (SCR’s), estes são ativados por um circuito eletrônico, que controla a tensão aplicada ao motor durante a aceleração e desaceleração do mesmo. Partidas elétricas

As Soft Starters também mantém como função a proteção, caso exista algum problema ou alguma alteração indesejada na corrente em cada fase, a soft starter interrompe a alimentação, protegendo assim o motor. Isso garante maior vida útil dos motores e menos gastos com manutenção.

As chaves soft-starters podem ainda operar com a técnica chamada by-pass. Neste caso, a soft starter parte o motor e um contator ligado em paralelo mantém a carga durante a operação do equipamento e até mesmo permite a manobra de outro.

Entre os principais benefícios dos Soft Starters estão: paradas controladas sem desgastes, sem picos de corrente e sem aumento de temperatura e consequentemente redução na manutenção e aumento da vida útil de máquinas e motores. Os tempos de partida podem ser pré-ajustados minimizando os erros de operação.

Veja Também –Balanceamento de fases em sistema trifásico

Partidas Eletrônicas com controle de torque e velocidade (conversores/inversores)

Os Conversores/Inversores de Frequência são equipamentos eletrônicos que promovem a partida com controle de velocidade em motores elétricos trifásicos.

A variação de velocidade nas aplicações industriais é fundamental, levando-se em conta a necessidade de otimização dos processos industriais, como por exemplo, a adequação da velocidade de uma linha de produção em função da demanda, o controle de vazão ou pressão em um sistema de bombeamento, etc. Partidas elétricas

Veja Também – O que é um transformador e como funciona?

A utilização de conversores/inversores de frequência promove, em curto prazo, o retorno do investimento. Isso se deve a economia decorrente da manutenção mecânica, ao aumento da produtividade e a redução de horas improdutivas através de manutenções periódicas.

Fonte: http://www.reymaster.com.br/

Leave a Comment