ar condicionado em apartamentos

Posso colocar ar condicionado em apartamentos ?

Autor: Luiz Gustavo Data: 25/03/2021 – ar condicionado em apartamentos Quando o calor aperta, todos procuram um conforto,

Autor: Luiz Gustavo Data: 25/03/2021 – ar condicionado em apartamentos

Quando o calor aperta, todos procuram um conforto, e em primeiro lugar, pensamos no ar condicionado como o conforto ideal para dias de calor intenso. Antigamente ar condicionado era para pessoas com maior poder aquisitivo, mas isso vem mudando, hoje principalmente em locais de muito calor, a maioria procura por esse conforto. ar condicionado em apartamentos

Mesmo escolhendo pelo ar condicionado, precisamos analisar vários fatores antes de instalar um ar condicionado em apartamentos.

ar condicionado em apartamentos

Existe alguma lei ou norma que proíba a instalação?

Vamos a alguns esclarecimentos: os condomínios costumam ter sim regras específicas que regulam a instalação e a manutenção do ar-condicionado, conforme a legislação das normas condominiais. “Essa medida tem o objetivo de prevenir acidentes e reduzir os riscos à saúde dos moradores, assegurando a qualidade e os padrões adequados de temperatura e taxa de renovação do ar”

Capacidade elétrica do Condomínio

Em muitos apartamentos a instalação elétrica não foi projetada para instalação de ar condicionado, a maioria não podem nem instalar chuveiros, sendo aquecimento a gás.

Antes de qualquer decisão nesse sentido, precisamos entrar em contato com o síndico e contratar uma empresa para efetuar um levantamento e análise das instalações elétricas do condomínio e apartamento.

Se caso o prédio não ter capacidade para a instalação em todos os apartamentos, pode-se realizar uma reforma elétrica em todo prédio, porém tem um valor bem considerável.

Veja Também – O que é a tecnologia Dual Inverter?

Fachada do condomínio – Ar condicionado

Outro fator é a fachada do prédio, muitos condomínios não permitem a instalação de ar condicionado devido a condensadora ficar exposta no prédio, outros não permitem nem mesmo na sacada, pois é lei no condomínio a fachada ser igual para todos os apartamentos e como não possuem área técnica, fica impossível instalar equipamentos de ar condicionado nesses prédios.

Pensando pelo lado da valorização do imóvel, se a instalação for bem feita, respeitando todos os critérios como estética, dimensionamento e elétrica, com certeza seu imóvel vai ser valorizado.

Dreno do ar condicinado – ar condicionado em apartamentos

Este é um problema comum, o ar condicionado precisa de dreno para saída da agua que condensa na refrigeração, e muitos instaladores colocam saindo para fora do prédio, isso pode levar você a ter problemas com seu vizinho de baixo, devido as gotejamento contínuo com o ar condicionado em uso.

Tubulação do ar condicionado

Outro ponto a ser bem pensado é que será preciso embutir a tubulação nas paredes ou teto, sendo necessário a análise da estrutura do prédio e apartamento, assim detectando os possíveis locais que podem ser quebrados para o serviço, de forma nenhuma pode-se quebrar paredes estruturais e colunas.

Facebook


Leave a Comment