Relé
Um relé é uma chave eletromecânica formada por um eletroímã e um conjunto de contatos. Os relés existem em uma grande gama de dispositivos elétricos. Não é diferente na refrigeração.
Construção de um relé
Os relés são dispositivos simples e possuem quatro partes:
- eletroímã;
- armadura que pode ser atraída pelo eletroímã;
- mola;
- conjunto de contatos elétricos;
COMO FUNCIONA?
O relé de partida tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar.
Nos instantes iniciais em que o equipamento é ligado, teremos energizado o ponto comum (c) e a bobina de marcha (M) do compressor enquanto a bobina auxiliar (A), que é responsável pela partida do compressor, permanece desligada. Isso faz com que a intensidade da corrente (amperagem) aumente, criando um campo magnético na bobina do relé de partida, acionando o enrolamento auxiliar do compressor.rele de partida
Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).

Teste do relé de partida.
rele de partida
Com o auxílio de um multímetro na escala X1 certifique-se da existência de continuidade entre os terminais da bobina do relé na posição vertical. Certifique-se também da não existência de continuidade entre os terminais de força e auxiliar de partida.

Logo após vire o relé com a sua parte superior para baixo, deverá haver continuidade nos terminais. rele de partida

Observação
É aconselhável um teste operacional, pois o relé pode apresentar falhas em operação como:
- Desligar o auxiliar do compressor após ou antes do ideal, provocando o desligamento do mesmo pelo protetor térmico devido ao aumento da intensidade de corrente (amperagem), então para confirmar faça testes no relé antes de afirmar que o relé esta em pleno funcionamento.
Veja Também – Qual o comprimento ideal da tubulação de ar condicionado split? Saiba agora.