SAIBA O QUE É O SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO – SMF DA CCEE

Sem sombra de dúvidas, a energia elétrica é uma grande aliada da nossa sociedade. Você consegue imaginar a

Sem sombra de dúvidas, a energia elétrica é uma grande aliada da nossa sociedade. Você consegue imaginar a sua vida sem ela? Difícil até de imaginar, não é mesmo?!Medição

A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer nação. Para garantir que todos tenham acesso à energia elétrica de maneira contínua e segura, o governo brasileiro exerce importante papel de regulador deste mercado, através da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Subordinada a ANEEL está a CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, órgão responsável por controlar as atividades de compra e venda de energia elétrica no país. Para tanto, uma das principais atribuições desta câmara é a realização da medição da energia gerada e efetivamente consumida.

O SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO – SMF

Para introduzirmos o que é o Sistema de Medição e Faturamento – SMF, imagine uma usina hidrelétrica ou uma indústria que consome grande quantidade de energia elétrica. Como monitorar quanta energia é gerada pela usina e quanta energia é consumida pela indústria?

É aí que entra o Sistema de Medição e Faturamento. Para que a CCEE consiga realizar o seu papel de controle da comercialização de energia elétrica no Brasil, ela precisa medir a energia gerada e consumida pelos seus agentes e ter acesso constantes a estes dados. É por meio do SMF que ela o faz.

Os medidores de energia, naturalmente, fazem parte do Sistema de Medição para Faturamento. Isto é, os dispositivos que contabilizam a quantidade de energia elétrica que é transmitida. Mas além deles existem outros componentes. Assim, são partes integrantes do SMF:

  1. Medidor principal e de retaguarda;
Medição
  1. Transformadores de Instrumentos – TI;
  1. Veja Transformadores de Potencial – TP;
Medição
  1. [Transformador de Corrente – TC;
Medição
  1. Canais de comunicação entre os agentes e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE;
  2. Sistemas de coleta de dados de medição para faturamento.

Veja também – O que é smart grid?

Para medir os montantes de energia, os medidores do SMF são conectados ao Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE, que é o sistema da CCEE responsável pela coleta diária e pelo tratamento dos dados de medição. O sistema possibilita a realização de inspeções lógicas com acesso direto aos medidores, proporcionando maior confiabilidade dos dados medidos.

ONDE DEVE SER INSTALADO O SMF

O Módulo 12 dos Procedimentos de Rede define onde deve ser instalado o SMF. Dentre eles estão os pontos de conexão dos seguintes agentes:

  • de consumidor livre(compra energia em leilão no mercado livre) ou especial;
  • nas unidades geradoras onde existe contabilização de serviços ancilares, para medição de geração bruta das unidades geradoras;
  • entre agentes que fazem parte da CCEE;
  • de agentes que não fazem parte da CCEE, no caso de impactar a contabilização realizada por esta Câmara;
  • de usinas, excetuando-se as centrais geradoras eólicas, classificadas na modalidade de operação como Tipo I – Programação e despacho centralizados, para medição de geração bruta das unidades geradoras;

A instalação do SMF fica à cargo dos agentes, que devem observar todas as regras definidas pela CCEE. Obviamente é necessário conhecimento técnico específico. Por esta razão, existem empresas especializadas em fazer este tipo de trabalho.

Veja Também – Baixe a norma NBR5410 em pdf

A IMPORTÂNCIA DO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS AGENTES E A CCEE

O SMF do agente é conectado ao Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), que realiza a coleta diária dos dados de medição (realizada das 0h às 10h), as chamadas inspeções lógicas mencionadas acima. Sendo assim, existem pouquíssimas brechas para falhas no transporte das informações, o que requer um canal de comunicação confiável e estável. Não raramente as empresas agentes estão situadas em locais remotos, fazendo com que a conexão por satélite seja a alternativa mais adequada. Este tipo de tecnologia de telecomunicações alcança qualquer ponto do território nacional e é capaz de entregar alto nível de disponibilidade e confiabilidade na transmissão dos dados.

Fonte: https://briskcom.com.br/pt_br/saiba-o-que-e-o-sistema-de-medicao-para-faturamento-smf-da-ccee/

Pin It

Leave a Comment