O Teste Hidrostático é um procedimento em que os vasos de pressão são testados para que seja verificado sua resistência.
Além disso o Teste Hidrostático verifica a existência ou não de vazamentos.
O Teste Hidrostático é realizado através do enchimento do vaso de pressão com um líquido a determinada pressão.
Veja Também – Qual o comprimento ideal da tubulação de ar condicionado split? Saiba agora.
O Teste através dos seus resultados identifica:
- Se existe ou não corrosão ocasionada pela tensão;
- Quais são as reais propriedades mecânicas dos materiais;
- Eventuais fissuras no material do vaso de pressão.
Além dos vasos de pressão, o Teste é utilizado para avaliar também oleodutos, caldeiras, extintores de incêndio, cilindros de gás e mangueiras de incêndio.
A norma regulamentadora NR-13 do Ministério do Trabalho determina quais são os períodos para a realização de testes e inspeções nos vasos de pressão.

Como é feito o teste ?
O teste hidrostático por expansão volumétrica é realizado colocando o cilindro de alta pressão em um compartimento de testes, e a água por ser um elemento incomprimível, é inserida no cilindro até que pressão interna atinja uma pressão de teste pré-estabelecida. Após a remoção da água do interior do cilindro, é verificado a dilatação ocasionada pela pressão da água.
Se a dilatação voltou ao resultado anterior, o cilindro passa no teste hidrostático. Se a dilatação ocasionou alguma alteração que ultrapasse a medida de segurança, o cilindro é condenado e não poderá ser mais utilizado para o recebimento de altas pressões.
Fonte: https://www.arcomprimido.ind.br/