Obstrução do tubo capilar: como resolver?

A obstrução do tubo capilar é um dos desafios que os refrigeristas podem encontrar ao fazer serviços de

tubo capilar

A obstrução do tubo capilar é um dos desafios que os refrigeristas podem encontrar ao fazer serviços de reparos em refrigeradores. Como resolver esse problema?

Qual é a função do tubo capilar?

O tubo capilar é feito de cobre e tem como função receber o fluido refrigerante do condensador e levá-lo até a entrada do evaporador. À medida que o fluído refrigerante passa pelo tubo, a pressão diminui devido ao atrito e à aceleração de refrigerante aumenta, resultando na evaporação do fluido ao final do tubo capilar. A evaporação dos fluídos refrigerantes ocorrem com temperaturas próximas de 0°C ou negativas de até -35°C. Com a troca de térmica que acontece no evaporador, o interior dos refrigeradores é resfriado.

Obstrução do tubo capilar

O diâmetro interno de tubos capilares varia de acordo com a aplicação de cada equipamento, podendo ter diâmetros internos de 0,5 a 2,5 mm, com comprimentos distintos também. Por ter um diâmetro interno reduzido, é preciso ter cuidados especiais na instalação dos tubos capilares, para evitar a obstrução.

Umidade, resíduos sólidos ou estrangulamento do tubo por dobramento, poderão ocasionar o entupimento total ou parcial, impedindo que o fluido refrigerante circule, prejudicando o desempenho do refrigerador.

Outra maneira de impedir a obstrução por resíduos sólidos é o uso de um filtro secador sempre com tela metálica, o qual irá impedir que impurezas e materiais estranhos circulem, evitando o entupimento.

Como resolver uma obstrução do tubo capilar?

Quando o tubo capilar está totalmente entupido por causa da umidade, o sistema deixa de funcionar. Uma maneira fácil para identificar o defeito é verificar se há formação de gelo na entrada do evaporador. Aqueça esse local e observe se o fluido volta a circular. Se for esse o caso, retire a umidade do circuito e faça uma nova recarga do fluido refrigerante.

Veja Também – Como funciona um relé de Partida?

Quando a obstrução do capilar é parcial, o rendimento do sistema cai e o consumo do refrigerador aumenta. Nesse caso, a identificação exige uma análise um pouco mais detalhada por parte do refrigerista. Os sintomas são semelhantes à falta de gás ou à baixa capacidade do compressor. Se identificado que o tubo capilar está entupido por completo, o refrigerista deverá seguir o mesmo método acima, desobstruindo o tubo e fazendo nova carga de fluido.

Créditos: www.clubedarefrigeracao.com.br

Pin It

Leave a Comment