Como é feito os Capacitores ?

Capacitores Os capacitores, de certa forma, é o complemento do indutor. As curvas de tensão e correntes deles

Capacitores

Os capacitores, de certa forma, é o complemento do indutor. As curvas de tensão e correntes deles são uma o contrário da outra.

capacitores
Capacitor

O capacitor é composto por duas placas (armaduras), isoladas por um dielétrico. O dielétrico pode ser de ar ou de qualquer outro material isolante. Quanto maiores ou mais próximas forem as armaduras, maior é a capacidade de manter a carga elétrica (capacitância).

Veja Também – Componentes elétricos de um sistema de refrigeração – capacitor de fase e partida

O material do dielétrico influi nas perdas que o capacitor irá apresentar e a temperatura máxima aceitável. Em capacitores despolarizados podem ser usados diferentes tipos de materiais. Podem ser cerâmica, mica, papel, vidro e principalmente filmes plásticos como poliéster, poliestireno, policarbonato, polipropileno e teflon.  Também são fabricados capacitores com dielétrico de papel e óleo e de papel e cera.

As armaduras podem ser feitas com folhas metálicas, de cobre, alumínio, ouro ou prata, ou pela vaporização de algum destes metais na superfície do dielétrico. A espessura do material condutor da armadura determina a robustez do componente e o comportamento em caso de sobrecargas.

Os capacitores eletrolíticos tem internamente uma solução eletrolítica, por isso o nome. Eles são polarizados, pois o dielétrico costuma ser formado por um óxido metálico. Há capacitores eletrolíticos de tântalo, nióbio e alumínio, estes últimos mais baratos e mais populares. Seu dielétrico é uma fina camada de óxido de alumínio, isolante, depositado sobre uma folha do mesmo metal. Este é o polo positivo do capacitor. Há outra folha, do mesmo metal, sem tratamento químico, que forma, junto com o eletrólito, o polo negativo.

Veja Também – Como Saber Qual é o Capacitor Certo para o Ar Condicionado?

O Eletrólito é um fluido condutor de eletricidade com viscosidade semelhante a um óleo e geralmente composto por ácido bórico ou borato de sódio.  As duas folhas de alumínio formam um sanduíche com folhas de papel, embebidos na solução eletrolítica. Este conjunto é enrolado sobre si mesmo, encapsulado e selado hermeticamente.

Estes capacitores podem se aquecer perigosamente, por uma temperatura externa elevada ou por inversão de polaridade, tensão maior que a admissível ou por operação em altas frequências. Para amenizar o superaquecimento, estes capacitores possuem uma proteção tipo válvula de segurança.

Fonte: https://www.iltec.com.br/

Pin It

Leave a Comment