Protetor Térmico

Protetor Térmico O Protetor Térmico é um dispositivo de proteção para o motor elétrico do compressor que, em condições

Protetor Térmico

O Protetor Térmico é um dispositivo de proteção para o motor elétrico do compressor que, em condições extremas de sobrecarga, ou devido ao travamento do rotor do motor, promove o desligamento da energia elétrica, de forma a proteger o enrolamento do motor contra a queima (figura 1). O dimensionamento de um protetor é realizado em função das características de cada compressor, como a tensão e a corrente elétrica do motor, a forma de ventilação em trabalho (natural ou forçada), a temperatura ambiente em que o protetor fica montado, etc.

protetor

Em resumo, um protetor térmico consiste em um disco bi-metálico, onde à medida que ocorre aumento da corrente elétrica, e/ou da temperatura do compressor, o contato elétrico do sistema é interrompido (figura 2).
Na situação A, o circuito elétrico está funcionando normalmente (circuito fechado), portanto o disco bi-metálico (região em azul) permite a passagem de corrente elétrica.

funcionamento

Já na situação B, o aumento da corrente elétrica e/ou aumento da temperatura promovem a dilatação do disco bi-metálico, interrompendo a passagem de corrente elétrica. A utilização de um protetor inadequado normalmente resulta em problemas. Caso seja utilizado um protetor mais sensível do que o especificado, o mesmo poderá “atuar mais facilmente” fazendo com que o sistema de refrigeração seja desligado indevidamente durante o funcionamento.

Veja Também – O que é o capacitor e pra que serve?

De maneira contrária, pode ser colocado um protetor menos sensível do que o especificado para a aplicação. Desta forma,
o protetor poderá não atuar em situações de risco para o compressor e, com aquecimento demasiado do(s) enrolamento(s) do motor elétrico do compressor, sérios danos poderão ser causados podendo levar a queima do motor.

Facebook LGN – https://www.facebook.com/lgnservicos/

Leave a Comment